CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Esportes para crianças: qual a idade ideal para iniciar atividades físicas?

Exercícios físicos são importantíssimos para manter a saúde em dia, e uma das formas mais gostosas de se movimentar é praticar esportes. Além de manterem a saúde do corpo, mantendo o metabolismo funcionando perfeitamente e evitarem problemas como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial, ainda fazem muito bem para a saúde mental e o bem-estar.

Quinta-feira, Março 25th, 2021

Elas também são as atividades mais atrativas para as crianças, mas muitos pais não sabem exatamente quando é a hora certa para iniciar os pequenos nas práticas desportivas. Se essa é sua preocupação, entenda quando iniciar seu filhote nos esportes e quais são os mais indicados para cada idade.

 

Para esportes em geral, o ideal é começar de 5 a 7 anos

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a idade mais acertada para que a criança inicie numa atividade física regular é de entre 5 a 7 anos. Essa idade é recomendada pois a criança já começou a fortalecer sua musculatura e articulações, sabe se comunicar de forma mais clara caso se machuque e consegue ter maior coordenação motora para desempenhar alguns movimentos. No entanto, cada esporte tem suas especificidades e a idade inicial pode variar.

 

Natação: do bebê ao adulto, todos podem

A natação é um dos esportes que não possui restrição de idade: nos primeiros meses de vida a criança já pode ter contato inicial com a piscina e dar as primeiras braçadas na água. Na verdade, o ideal é que quanto mais cedo, melhor: a criança passa a ter maior intimidade com a água e mais segurança para enfrentá-la. A natação também é um esporte ótimo para crianças que possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite.

 

Futebol e artes marciais podem ser iniciadas entre 3 e 6 anos

Outros esportes muito procurados por crianças são o futebol e artes marciais, como judô e karatê. O contato inicial com esses desportos pode ocorrer por volta dos 3 anos, mas de forma bem lúdica e leve. As exigências com dribles e passes e a sequência de golpes provavelmente será ensinada bem mais tarde, em torno de 6 anos de idade. Além de serem ótimos exercícios para o corpo, as artes marciais contam com a vantagem de exercitar a disciplina e o controle emocional, enquanto o futebol ensina sobre espírito de equipe e companheirismo.

 

Surfe e vôlei são opções para crianças entre 4 e 7 anos

Se o seu pequeno é apaixonado pela praia, talvez o surfe possa se tornar uma paixão. As primeiras aulas podem acontecer a partir dos 4 anos de idade, sempre com um profissional adequado e uma turma para acompanhá-lo. Apesar de parecer perigoso para algumas mães preocupadas, o surfe vai acompanhando o desenvolvimento da criança aos poucos, sendo uma ótima atividade para se manter em contato com a natureza e treinar o foco e a concentração. Para crianças maiores, a partir de 7 anos, outro esporte que pode ganhar o coração do pequenino é o voleibol. Fazer parte de um time, desenvolve o espírito de equipe e liderança, além de treinar a comunicação.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.