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Exercícios que você pode fazer durante o segundo trimestre

Está grávida e quer se exercitar? Estas informações são para você.

Quinta-feira, Julho 4th, 2019

Continue lendo para aprender quais são os exercícios que você pode fazer durante o segundo trimestre de gestação.

Manter-se ativa durante toda a gravidez é uma das melhores decisões que você pode tomar, existe uma grande variedade de exercícios para cada etapa e para cada mãe. Fazer exercício junto com uma alimentação saudável, a ajudará a aumentar de peso de forma gradual, além de prepará-la para o trabalho de parto desenvolvendo resistência e capacidade física. Também pode ajudá-la a descansar melhor.

Fazer exercícios traz benefícios para você e para o seu bebê, continue lendo para saber mais sobre como se exercitar agora que você está no seu segundo trimestre.
 

A segurança em primeiro lugar

Muitas atividades físicas durante a gravidez são seguras sempre e quando sejam realizadas com moderação; lembre-se que agora os cuidados são multiplicados por dois. Evite os exercícios que você possa cair, por exemplo, andar de bicicleta ou esquiar.
 

Você deve considerar:

  • Escolha exercícios de baixo impacto como caminhar, nadar e fazer ioga. 
  • Exercite-se com um nível baixo de esforço por até 30 minutos diários, de três a cinco vezes por semana.
  • Se for possível, faça exercícios com um personal trainer durante a gravidez.

 
Quando devo suspender a atividade física?

  • Se começar a se sentir tontura
  • Se começar a sentir que sua temperatura sobe muito rápido
  • Se sentir que está desidratada
  • Se houver sangramento ou dor abdominal ou pélvica

 
Não se esqueça de tomar água suficiente para manter-se hidratada durante cada sessão de exercícios


Quais exercícios posso fazer?


Caminhar


Caminhar é uma atividade que é parte da nossa vida diária e perfeita para a gravidez. De fato, existem alguns Profissionais de Saúde que recomendam que as mães caminhem por horas durante o trabalho de parto antes de dar à luz. Procure caminhar em um ritmo no qual seu ritmo cardíaco se sinta estável e que não canse rapidamente. Use tênis e roupa esportiva adequada.
 
Para completar sua caminhada, você pode movimentar seus braços. Caminhar rapidamente ajuda muito o seu coração, você pode fazer isso 30 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. Se você está começando a se exercitar, pode começar caminhando 10 minutos por dia e aumentar o tempo e a velocidade gradualmente.

 

Nadar

A água é relaxante e o movimento é de baixo impacto, pode ajudá-la a desenvolver sua força e capacidade aeróbica. Procure fazer exercícios que ajudem a fortalecer os músculos dos seus braços e pernas, sem forçar o abdômen.

Se você já nada com regularidade, pode fazê-lo de três a cinco vezes por semana, 30 minutos por sessão. Se não nadava e deseja começar, pergunte a um professor de natação para que a ajude a desenvolver uma rotina segura e começar passo a passo.

 

Yoga

As rotinas de ioga suaves e de baixo impacto são as favoritas de muitas mães. A ioga ajuda a alongar os músculos e reduzir algumas das dores durante esta fase, como a dor na parte inferior das costas além de melhorar a pressão arterial.
 
Aprender a respirar junto com os movimentos do seu corpo também é um benefício para você, sobretudo durante o trabalho de parto.
 
Se você já pratica ioga, continue sua rotina sempre e quando estiver cômodo. Evite as posições nas quais precise de muito equilíbrio e possa cair, as posições nas quais precise torcer o abdômen, as poses invertidas (nas quais seus pés por alguma estranha razão ficam na sua cabeça). É melhor optar pelas posições sobre suas costas. Não se preocupe se não conseguir posições de ioga desafiadoras; o importante é manter-se ativa, depois você terá bastante tempo para se atualizar com a ioga avançada.
 
Você pode praticar de três a cinco vezes por semana, mas se quiser praticar baixo impacto todos os dias, vá em frente! Trinta minutos de ioga é uma rotina saudável, mas você pode fazer mais se gosta e pode fazer.
 

Cuide da Alimentação

Complemente sua rotina de exercício com uma boa alimentação durante esta etapa. Se você vai realizar algum tipo de atividade física, deve se alimentar bem para evitar o risco de anemia ou descompensação. Os alimentos com DHA podem aumentar a duração da gravidez, ajudando as mães a chegar ao final da gestação saudável e completa, diminui o risco de ter um bebê prematuro e reduz as complicações durante o parto.
 
Também é recomendável o consumo de multivitamínicos que complementem sua rotina de exercício e também fornecem todos os nutrientes na quantidade e qualidade que você e seu bebê precisam.

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