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Gravidez e atividade física: é possível!

Nada de parar toda sua atividade física durante a gravidez. Pelo contrário, a atividade física é recomendada e você já pode começar. Que atividades físicas posso fazer? Há algumas regras e normas de precaução que você deve estar sempre atenta.

Quinta-feira, Novembro 9th, 2017

Gravidez e atividade física.

Adora correr, dançar ou dar grandes passeios de bicicleta? Pode ficar tranquila que essas atividades não estão proibidas se a sua gravidez estiver dentro da normalidade. Quando essas atividades são praticadas com o devido cuidado, até são importantes para ajudar a controlar o aumento de peso, a relaxar, a aliviar algumas dores (como a dor nas costas), manter o tônus muscular e até para se preparar para o parto. Contudo, se a sua gravidez for classificada como "de risco", o seu médico pode proibir qualquer atividade física. Em qualquer caso, consulte sempre o seu médico para saber se você pode praticar atividades físicas e para receber os conselhos adequados.

 

Que tipos de atividade física são recomendados na gravidez?

Os esportes proibidos durante a gravidez são os que têm risco de trauma: esportes em grupo (basquete, futebol, handebol), de combate (judô, boxe), intensos (aeróbica, cardiofitness). Você também deve evitar as atividades com maior risco de queda, como equitação e patinação.

 

Excetuando esses casos particulares, todos os outros esportes são permitidos com a condição de se manter dentro dos limites, afinal você não está se preparando para uma maratona!A palavra-chave é "moderação". Faça aulas de ginástica moderada, natação, ioga ou alongamentos. Por que não fazer aulas de ginástica ou ioga especial para grávidas?

 

Se antes de engravidar você adorava andar de bicicleta ou fazer grandes caminhadas, pode continuar fazendo, mas atenue o ritmo e evite o esforço excessivo até perto do 5º mês de gravidez. A partir do 6º mês, evite qualquer atividade em que tenha que se deitar de costas. O mais importante é ouvir o seu corpo: se ficar ofegante, ou com dores, pare imediatamente a atividade. Se a sua barriga se mostrar um obstáculo, também não se esforce.

 

Precauções que você precisa ter:

  • Não faça atividade física com o estômago vazio. Se for necessário, coma uma banana, algumas frutas secas ou uma barra de cereal 30 minutos antes. Leve sempre um snack para o caso de ficar sem energia.
  • Não deixe de fazer um aquecimento antes da atividade e de alguns alongamentos suaves no final.
  • Opte por roupa larga, confortável e que deixe a pele respirar. Escolha um bom par de tênis e um sutiã apropriados.
  • Beba água em intervalos regulares, mesmo durante a prática do exercício.
  • Interrompa a atividade quando se sentir cansada ou enjoada.
  • Não faça exercício quando estiver muito calor ou muito úmido.

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