CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Hora dourada pós parto: o que é e quais os benefícios para a mãe e o bebê?

Entenda todos os benefícios que a hora dourada pode trazer não só para o bebê, mas também para a mãe.

segunda-feira, Abril 19th, 2021

Você já ouviu falar em hora dourada, golden hour ou hora mágica?  Essa é a denominação para a primeira hora de vida do bebê após o parto. Esse primeiro contato com a mãe é importantíssimo no desenvolvimento não só do recém-nascido, mas principalmente do vínculo entre mãe e filho. Mas o que exatamente deve ser feito nessa hora? Como proceder para que se possa aproveitar o máximo desses instantes imediatos do pós-parto?

Contato corporal entre mãe e filho na hora dourada faz bem à saúde

 

Uma das principais coisas que precisam haver na golden hour é o contato corporal entre mãe e filho, principalmente na região torácica, próximo aos seios e o coração. Isso faz com que o bebê reconheça o cheiro, os batimentos cardíacos, a voz e o carinho da mãe, mas principalmente, o calor reconfortante, com o qual estava acostumado no útero. Essa sensação de calor faz bem até mesmo à saúde do bebê, pois evita problemas bem comuns, como a hipotermia.

 

Amamentação na primeira hora de vida é essencial

Tão importante quanto o contato pele com pele é a amamentação nos primeiros momentos de vida do bebê. Esse momento é único, não só pela emoção e afeto que esse ato proporciona, mas também pelos inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mãe. Deixar que o recém-nascido mame na golden hour estimula a produção de ocitocina no organismo materno, que contrai o útero e diminui a perda de sangue nos momentos pós-parto - o que, se ocorrido em excesso, pode gerar anemia. Ela também ajuda na produção de leite desde o nascimento, sendo o leite materno fonte de anticorpos para diversas doenças e alergias, fortalecendo o sistema imunológico do bebê.

 

Contato na golden hour acalma e tranquiliza

Esse pequeno contato imediato pós-parto é tão intenso que consegue acalmar e tranquilizar o bebê, que naturalmente está incomodado e agitado em um mundo totalmente novo e estranho para ele. Pode parecer bobo, mas faz toda a diferença quando mãe e filho voltam para a casa, pois o bebê tende a se tranquilizar com muito mais facilidade nas madrugadas e quando chora. Esse contato traz paz até mesmo para a mãe, que sente seu filho seguro e protegido, diminuindo as chances de depressão e melancolia pós-parto (baby blues).

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.