CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

A importância de comer em família

A refeição é um ato social e ao observar, seu pequeno aprende com o exemplo.

Quinta-feira, Julho 18th, 2019

Através da observação e da limitação, você pode ensinar o seu bebê a ter bons hábitos e desfrutar de uma alimentação saudável.

Todos os dias trazem novas descobertas para que seu pequeno aprenda aos poucos mais coisas por si só, em grande parte, observando os que o rodeiam.
 
Nesta idade os bebês imitam muitos comportamentos dos adultos, por isso é muito importante que, através do exemplo, o ajude a ir aprendendo bons hábitos e desfrutar de uma alimentação saudável.
 

Aprendendo a comer e a conviver

A medida que seu pequeno cresce, aprende a comer, tanto no aspecto técnico (já pode mastigar alimentos mais duros e reconhecer diferentes sabores), como a parte social, quando compartilha a mesa com o restante da família. 
 
É muito recomendável que todos em casa comam juntos ao menos uma vez por dia. As crianças gostam de se sentir integrados e ser parte de um grupo. A refeição é um ato social e ao observar, seu pequeno aprende com o exemplo e se interessa pelo que os outros comem.
 
Além disso, se acostumará a uma alimentação mais variada e completa, com diferentes pratos: o primeiro com verdura ou sopa, o segundo com cereal e proteínas, e uma sobremesa, como fruta ou iogurte.
 
Da segurança de sua cadeirinha, seu bebê poderá se sentir um mais, experimentar alimentos e mostrar suas preferências, com o plus de que você poderá comer ao seu lado com tranquilidade e cuidar caso ele precise de ajuda.
 
 
10 dicas para que todos desfrutem a hora da refeição:

  • As crianças gostam de comer em companhia. Não isole o seu pequeno dando a comida antes ou depois do restante da família.
  • A televisão, aparelhos eletrônicos, brinquedos ou qualquer outra distração enquanto comem não é o ideal, nem para seu pequeno, nem para os adultos. É melhor promover uma alimentação consciente.
  • Incluir seu pequeno na dieta familiar significa oferecer a ele o mesmo que os outros comem, adaptado à sua idade e necessidades. A ideia é que aprenda a comer o cardápio da casa e uma variedade de alimentos, nem sempre o mesmo.
  • Lembre-se que sua dieta deve incluir ao menos um alimento de cada grupo (proteínas, cereais, frutas e vegetais) no café da manhã, almoço e jantar. A ideia é conseguir o equilíbrio adequado entre saúde e nutrição, além de oferecer a ele uma variedade de sabores e texturas.
  • Permita que seu pequeno use a colher e o incentive a usar o copinho de treinamento. Ele se sentirá grande e orgulhoso. 
  • Se ele se sujar ou jogar comida não precisa brigar com ele, lembre-se que ainda está aprendendo e que a hora da refeição deve ser um processo agradável. 
  • Os especialistas em nutrição sugerem que os pequenos façam cinco refeições leves por dia, ao invés de três abundantes como os adultos estão acostumados. 
  • É importante também que comam sempre na mesma hora, e que estes horários sejam regulares na medida do possível.
  • Se for difícil fazer coincidir os horários de toda família, tente fazer alguns ajustes: adiante a hora do jantar ou acorde mais cedo para tomarem café da manhã juntos.
  • Agora que você sabe que é normal que o seu pequeno coma menos proporcionalmente ao seu primeiro ano de vida, lembre-se que o importante não é que coma mais, e sim que coma melhor e, sobretudo, que aprenda a desfrutar da comida.

 
Junte-se ao nosso Programa de Nutrição e descubra como você pode ajudar o seu bebê a continuar crescendo saudável e alcançar todo o seu potencial.
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.