CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Intolerância à lactose em crianças: quais os principais sintomas?

A intolerância à lactose é um distúrbio alimentar que tem ganhado atenção nos últimos anos. Ela é causada pela pouca quantidade, ou até mesmo pela falta, da enzima lactase no organismo de crianças e adultos.

Quinta-feira, Março 25th, 2021

É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que a APLV, que é a alergia à proteína do leite, e tem sintomas e tratamentos diferentes da intolerância. Por isso, é sempre importante manter o acompanhamento pediátrico em dia e observar qualquer alteração no seu filho.

 

Intolerância à lactose em crianças: sintomas

 

A intolerância à lactose causa, principalmente, problemas digestivos logo após as crianças ingerirem leite e demais derivados lácteos. São eles:

 

  1. Cólicas intestinais;
  2. Desconforto abdominal;
  3. Gases;
  4. Diarreia;
  5. Vômitos;
  6. Assaduras na pele;
  7. Constipação.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, esses sintomas podem aparecer entre 30 minutos a duas horas após a ingestão do alimento.

 

A intolerância à lactose pode ter três causas diferentes

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria classifica a intolerância Brasileira em três tipos. Conheça cada um deles.

 

Hipolactasia do “tipo adulto”: esse tipo de intolerância à lactose é uma doença genética e afeta pessoas com predisposição genética. Em crianças, costuma manifestar os sintomas a partir de três anos.

 

Intolerância congênita à lactose: esse tipo é o mais raro e o bebê apresenta sintomas ainda recém-nascido. O bebê não consegue ter o aleitamento materno exclusivo e precisa ser alimentos com fórmulas sem lactose.

 

Intolerância secundária à lactose: essa intolerância é quando ocorre um déficit de lactase temporário que pode ser causado por fatores diversos e depois os regulariza os níveis. Ela pode causar diarreia, doença de Crohn, gastroenterite viral e giardíases. Bebês prematuros podem apresentar essa intolerância, já que ainda não são capazes de produzir lactase suficiente.

 

 

Como identificar e tratar a intolerância à lactose?

 

Ao identificar algum sintoma no seu filho, os pais devem retirar os alimentos com lactose e observar se os sintomas desaparecem enquanto há a restrição. Caso perceba uma melhora no quadro, procure o pediatra e um nutricionista para o correto diagnóstico, relate o teste e siga a prescrição médica. Pais com filhos que têm intolerância à lactose precisam sempre estar de olho no rótulo dos alimentos para evitar que a criança coma alguma coisa que faça mal à saúde.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.