CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Meu bebê tem o trânsito intestinal alterado, como devo agir?

Aprenda a reconhecer quando seu bebê tiver prisão de ventre e a aliviar os sintomas

Quarta-feira, Julho 17th, 2019

Há alguns dias, as fezes do meu bebê não estão tão regulares, é normal ou devo me preocupar?

O meu bebê está com prisão de ventre? A pergunta pode parecer estranha, porque todos nós sabemos que “prisão de ventre” significa que as fezes se tornam menos frequentes e até desaparecem. Pois bem, matérias fecais duras ou difíceis de defecar constituem também sinais de disfunção do trânsito intestinal.


Até os 18 meses, se considera que um bebê está com prisão de ventre quando não defeca ao menos uma vez por dia (amamentado) ou três vezes por semana (leite de fórmula).


Na grande maioria dos casos, este transtorno é qualificado como algo “funcional”, dito de outra forma não é uma doença. Geralmente não é grave e é mais frequente entre os pequenos de 0 a 36 meses. Esta prisão de ventre pode melhorar sem problema em alguns dias ou semanas.



As possíveis causas da prisão de ventre

  • Se você está amamentando seu bebê e modifica sua alimentação, por exemplo, aumentando o consumo de farinhas refinadas como pão branco; procure o consumo de cereais integrais e outros pães integrais, ricos em fibras já que contribuem para o bom trânsito.
  • Seu bebê teve diarreia, não é estranho que depois fique com prisão de ventre.
  • Você voltou ao trabalho e o seu bebê fica com uma babá ou em um berçário. De manhã é uma verdadeira corrida contra o relógio. Além da mudança do ritmo de vida e das referências habituais, seu bebê come menos, por isso o trânsito intestinal pode alterar.
  • Começou a diversificação dos alimentos do seu bebê, assim como os problemas de prisão de ventre! Isso não é sistemático, mas, sim é normal. Quando são introduzidos alimentos sólidos, o sistema digestivo deve trabalhar mais e alguns bebês podem ter falhas no início.
  • Seu pequeno cresceu e você deseja - ou todos à sua volta recomendam - iniciar a aprendizagem de ensiná-lo a ir ao banheiro sozinho. Esta fase é essencial, mas você deve considerar que se impuser muito rápido, pode causar um bloqueio. Se isso acontecer, adie esta nova etapa por algumas semanas. O objetivo é que já não use fralda durante o dia para quando entrar no maternal.

 

As soluções contra a prisão de ventre

  • Quando você está amamentando seu bebê, coma equilibrado e insista em comer frutas, legumes e cereais integrais, excelente fonte de fibra. Hidrate-se bem e consuma ao menos 1,5 litros de água por dia.
  • Quando a alimentação for com fórmula infantil é importante que consulte seu profissional de saúde para lhe dê a melhor recomendação.

 

Quando é importante ver o profissional da saúde?

  • Se o seu filho tiver menos de duas evacuações por semana.
  • Se baixar o peso.
  • Se sente dor quando evacua.

 

Não se preocupe mais que o necessário, existem tratamentos simples e eficazes que lhe permitirão recobrar rapidamente o trânsito intestinal sem dificuldade. Antes de qualquer medicação, a alimentação é a principal solução para o combate contra a prisão de ventre.
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.