CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Meu filho quer comer sozinho

Meu filho quer comer sozinho! Deixo?

Saiba como ajudar o seu bebê a comer sozinho 

Quarta-feira, Julho 17th, 2019

Seu pequeno já quer ser independente e comer sozinho? Isso quer dizer que seu filho está crescendo e se desenvolvendo, e você não é a única. Muitas mães já vivenciaram esse momento em que seu pequeno quer comer sozinho. Sabemos que pode ser uma mistura de incerteza e medo. Assimilar que seu o seu filho está crescendo e está começando a ser independente gera muitas dúvidas.

Para te ajudar, responderemos suas dúvidas e daremos dicas para você se sentir mais segura e conduzir a alimentação com seu pequeno a partir de um ano.  


Como saber que ele já pode comer sozinho? 


Com um ano de idade, seu bebê possivelmente já desenvolveu o movimento de “pinça” (que se inicia entre os 8 e 10 meses), onde utiliza os dedos indicador e polegar ao mesmo tempo para segurar alimentos. É um momento onde você observará alimentos voando por todos os lados! Mas não se preocupe, pois ele está aperfeiçoando suas habilidades e levará mais tempo até que ele domine a arte dos talheres.

 

Algumas crianças nesta fase negam ser auxiliados e querem eles mesmos pegar os alimentos, amassar e levar a boca. Neste caso, é importante você estar junto, apresentando os alimentos, acompanhando cada nova descoberta e estimulando sua independência, e existem dicas de como fazer isso.

 

Outras crianças, por exemplo, se emocionam quando conseguem comer sozinhas e será a hora que mais esperam do dia. 

 

Em qualquer um dos casos, seu pequeno está contente de estar comendo "sozinho".
 

Veja 5 dicas para que o seu filho coma "sozinho" em segurança 

Seu filho quer ser independente e você quer ajudá-lo a comer sozinho, mas claro com alguns cuidados, então:

 

  •  Nunca deixe a criança completamente sozinha. Esteja sempre atento a esse momento, supervisionando. Garanta que esteja sentada em um cadeirão.
  • Cuide para que não ocorra engasgos. Corte os alimentos em tamanhos e formatos proporcionais à boquinha do seu filho, que o facilite a pegá-los com os dedos, e colocá-los em sua boca.
  • Evite texturas duras e difíceis de mastigar. Além dos tamanhos das porções, você deve deixar os alimentos bem macios facilitando a boa mastigação. Logo, seus primeiros dentinhos darão "as boas vindas" e você aos poucos poderá progredir com as texturas e consistências.
  • Ofereça porções próprias para a idade. Seu filho está aprendendo a comer, ajude-o oferecendo uma porção por vez de cada alimento. Isso o ajudará a desenvolver o controle da quantidade de comida e saciedade.
  • Ensine o seu pequeno a seguir seus passos. Na hora da refeição, estimule-o a ter atenção à comida, evite distrações e a escolher seus alimentos.

 

E para lhe ajudar nesse momento, a Nestlé lançou o "Meu primeiro lanchinho", um biscoitinho feito num formato para a mãozinha dos bebês a partir do 8º mês, com textura e sabores suaves, que desmancha na boca e que auxilia a criança a desenvolver a autonomia alimentar!


 

Uma vez que seu filho tenha apendido a comer por si mesmo, será mais fácil ensiná-lo a usar a colher e o garfo. Apresente os utensílios aos poucos e, junto com ele, demonstre como usá-los.

Benefícios para a criança que quer comer "sozinha":

  • Estimula suas habilidades e coordenação motora;
  • Desenvolve sua capacidade oral (em algumas ocasiões fala com mais rapidez);
  • Ajuda a ser mais auto independente na hora de comer.
  • Coloca seu filho em constante movimento.


Conte-nos: seu pequeno começou a comer sozinho? Qual foi a sua reação? Como foi para você a experiência de ver seu filho começar a ser independente?

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.