Feed icon
Artigo

O papel do pai antes da gravidez

Quando se fala sobre alimentação para uma gestação saudável, as mães tendem a receber toda a atenção. No entanto, novas evidências apontam que o estilo de vida e o peso do pai também podem influir na fertilidade

3mins
para ler Jan 11, 2017

Saiba qual é o papel do pai antes da gravidez

A dieta dos futuros papais

Você sabia que manter uma dieta saudável influencia na fertilidade? Isso vale tanto para as mulheres quanto aos futuros papais. Os homens com excesso de peso têm maior probabilidade de apresentar menor quantidade de espermatozoides em relação àqueles que mantêm um peso saudável. Pesquisas recentes também indicam que a perda de peso pode ter efeito positivo no esperma do homem. A qualidade da dieta do pai também importa e, para melhorá-la, é ideal procurar um médico ou nutricionista. Antes, se acreditava que alguns nutrientes, como o ácido fólico, fossem importantes apenas para as mães. No entanto, os cientistas descobriram que os homens também podem precisar de vitaminas e minerais para ajudar na concepção. “Uma dieta rica em frutas e hortaliças, que forneça fibras, vitaminas e antioxidantes, pode ser benéfica para a fertilidade tanto da mãe quanto do pai”, diz o Dr. Robert DiGregorio, D.O., Chefe de Assuntos Regulatórios Globais da Nestlé Nutrition.

Uma alimentação saudável tem efeitos positivos na gravidez 

É claro que não fica tudo por conta do futuro pai. A dieta e o peso da futura mãe também podem influenciar suas chances de engravidar. Pesquisas indicam que as futuras mamães podem influir na própria fertilidade se mantiverem peso saudável e controlarem a dieta. Uma alimentação saudável, com ingestão de alimentos ricos em proteínas vegetais, como feijão, e de gorduras saudáveis, como azeite de oliva, pode desempenhar papel importante. A escolha de carboidratos complexos ricos em fibra, em vez de alimentos refinados ou de elevado teor de açúcar, ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar do sangue, o que também pode ser um fator de fertilidade.

“Outro estudo sugeriu que as mulheres que tomam multivitamínicos com ácido fólico pelo menos três vezes por semana podem ter menor probabilidade de apresentar infertilidade na ovulação, o que é importante quando você quer engravidar”, explica o Dr. DiGregorio.

A ingestão de uma dieta nutritiva também pode ajudar a garantir que, quando você conceber, o feto em desenvolvimento tenha todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável mesmo antes de você saber que está grávida. “Quando se pensa em começar uma família, a garantia de que os futuros pais mantenham dieta e peso saudáveis é um excelente ponto de partida”, aconselha o Dr. DiGregorio.