Primeiramente, você deve saber que a quantidade de alimento que consuma no início é muito menos importante que acostumá-lo a comer, já que durante o sexto mês e até cumprir um ano de idade, seu principal alimento será o leite materno (ou fórmula láctea, conforme o caso).
A Norma Oficial Mexicana 043 (NOM043) indica que a partir dos 6 meses de idade, os bebês podem consumir uma grande variedade de alimentos, como:
- Carne (vitela, frango, boi, porco, fígado)
- Verduras
- Frutas
- Cereais (arroz, milho, trigo, aveia, centeio, amaranto, cevada, panqueca, pão, biscoitos, pastas, cereais infantis pré-cozidos adicionados)
Para começar, são recomendados os alimentos que tenham uma textura muito macia e que sejam fáceis de triturar; então você pode oferecer verduras e frutas cozidas como: cenoura, maçã, pera, banana ou abóbora.
Em muitas ocasiões, as mães começam com cereais infantis já que são fáceis de preparar e também estão adicionados com vitaminas e minerais ideais para o crescimento dos bebês durante esta etapa.
É importante que não lhe ofereça alimentos de um só grupo para que possa receber todos os nutrientes que precisa. A NOM043 recomenda oferecer a carne e outros alimentos de origem animal diariamente e a partir dos 6 meses, para poder garantir um aporte adequado de ferro e zinco, para poder assim, prevenir uma futura anemia.
Lembre-se de que seja qual for o alimento com o qual comecem a alimentação complementar, não se esqueça de introduzir um alimento novo por vez, durante dois ou três dias; isso é para avaliar a tolerância do seu pequeno e descartar alguma alergia alimentar.
Conte-nos: com qual alimento planeja começar a alimentação complementar do seu bebê?