CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

O primeiro alimento sólido do meu bebê

Saiba tudo o que precisa sobre o primeiro alimento que seu bebê experimentará, qual é o melhor e como deve ser oferecido

terça-feira, Julho 16th, 2019

Chegou a hora de começar a oferecer ao seu bebê alimentos sólidos e com certeza você está cheia de perguntas como: De quanto em quanto tempo devo oferecer comida a ele? Ele pode continuar tomando leite materno? E uma das mais comuns é: Com qual alimento começo a alimentação complementar?

Primeiramente, você deve saber que a quantidade de alimento que consuma no início é muito menos importante que acostumá-lo a comer, já que durante o sexto mês e até cumprir um ano de idade, seu principal alimento será o leite materno (ou fórmula láctea, conforme o caso).
 

A Norma Oficial Mexicana 043 (NOM043) indica que a partir dos 6 meses de idade, os bebês podem consumir uma grande variedade de alimentos, como:

  • Carne (vitela, frango, boi, porco, fígado)
  • Verduras
  • Frutas
  • Cereais (arroz, milho, trigo, aveia, centeio, amaranto, cevada, panqueca, pão, biscoitos, pastas, cereais infantis pré-cozidos adicionados)

 

Para começar, são recomendados os alimentos que tenham uma textura muito macia e que sejam fáceis de triturar; então você pode oferecer verduras e frutas cozidas como: cenoura, maçã, pera, banana ou abóbora.
 
Em muitas ocasiões, as mães começam com cereais infantis já que são fáceis de preparar e também estão adicionados com vitaminas e minerais ideais para o crescimento dos bebês durante esta etapa.
 
É importante que não lhe ofereça alimentos de um só grupo para que possa receber todos os nutrientes que precisa. A NOM043 recomenda oferecer a carne e outros alimentos de origem animal diariamente e a partir dos 6 meses, para poder garantir um aporte adequado de ferro e zinco, para poder assim, prevenir uma futura anemia.
 
Lembre-se de que seja qual for o alimento com o qual comecem a alimentação complementar, não se esqueça de introduzir um alimento novo por vez, durante dois ou três dias; isso é para avaliar a tolerância do seu pequeno e descartar alguma alergia alimentar.


Conte-nos: com qual alimento planeja começar a alimentação complementar do seu bebê?
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.