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Mamãe segurando o bebê enquanto ela se alimenta, por Nestlé Baby & Me

O que comer enquanto estiver amamentando?

Veja como manter uma alimentação saudável durante a amamentação.

Sexta-feira, Julho 12th, 2019

Durante a amamentação é muito importante que você cuide da sua alimentação. 
Talvez você perceba que agora tem mais sede e mais fome. Isso acontece porque você precisa de mais energia para produzir o leite materno.
 
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), nesta etapa seu corpo é capaz de produzir entre 700 e 850 ml de leite, dependendo da idade do seu bebê e da frequência com a qual você oferece o peito.

 
Como se alimentar enquando estiver amamentando?

Desde o momento que seu bebê está no ventre ele vai desenvolvendo o sentido do paladar. Isso porque o líquido amniótico, que o rodeia, tem o seu sabor modificado dependendo dos alimentos que você come.

Uma boa ideia é comer uma grande variedade de alimentos durante a amamentação para que, quando seu bebê começar com a alimentação complementar, alguns sabores já lhe sejam familiares. 


Inclua na sua dieta os seguintes grupos de alimentos:

  • Frutas
  • Verduras
  • Alimentos de origem animal, incluindo peixes ao menos duas vezes por semana (como salmão, sardinha, atum e bacalhau, devido à presença de Ômega 3, também conhecido como DHA)
  • Leguminosas
  • Cereais e grãos

Sua alimentação deve ser suficiente, variada e equilibrada para que você obtenha todas as vitaminas e minerais que você e seu bebê precisam nesta etapa. 


Existem alimentos não recomendáveis durante a amamentação?

Não existe evidência médica, ou científica, que comprove que você deva eliminar da dieta alimentos que podem causar alergias ao seu bebê. Por outro lado, existem alimentos que podem ser prejudiciais à você, podendo causar mal-estar estomacal, como:
 
Por outro lado, existem alimentos que podem causar mal-estar estomacal nos bebês, como, por exemplo:
 

  • Alimentos irritantes como a pimenta e o pimentão
  • Alimentos ou bebidas com cafeína como o café, chá preto, sucos, chocolate
  • Alimentos que provocam gases, como brócolis e repolho.
     


A água e a amamentação

Beber água durante a amamentação é vital. A recomendação de líquidos totais para as mulheres que estão amamentando é de três litros diários. Mas cuidado! Você deve obter esta quantidade como resultado da soma:  de água simples, leite, caldos, sopas e alimentos ricos em água, como as frutas.

 Se o seu consumo de água ainda não for suficiente, recomendamos:
 

  • Aumentar gradualmente o consumo,
  • Bebê-la como gosta mais, seja gelada, quente ou natural,
  • Ter sempre à mão um copo ou garrafa de água para que você fique se hidratando, especialmente quando for dar o peito ao seu bebê. 


Para um Aleitamento Materno bem-sucedido é necessário contar com o suporte da sua rede de apoio, mas lembre-se que nesta importante missão, você é peça fundamental para consegui-lo.
 

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