Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

O que comer quando estiver amamentando?

Não fique com dúvida e descubra como você deve se alimentar durante a amamentação.

Sexta-feira, Julho 12th, 2019

Ter uma alimentação adequada durante a amamentação ajudará você e seu bebê a receber todos os nutrientes indispensáveis para um desenvolvimento saudável.

Durante a amamentação é muito importante que você cuide da sua alimentação, talvez perceba que agora você tem mais sede e mais fome, isso acontece porque agora você precisa de mais energia para produzir o Leite Materno.
 
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), nesta etapa seu corpo é capaz de produzir entre 700 e 850 ml de leite, dependendo da idade do seu bebê e da frequência com a qual você oferece o peito. 
 

Como se alimentar quando estiver amamentando?

Desde quando seu bebê está no ventre vai desenvolvendo seu sentido do paladar, isso porque o líquido amniótico que o rodeia modifica seu sabor dependendo dos alimentos que você come.
 
Seu leite também muda de sabor dependendo do que você come, por isso que é uma boa ideia que durante a amamentação você coma uma grande variedade de alimentos para que, quando seu bebê começar com a Alimentação Complementar, alguns sabores lhe sejam familiares e os aceite com mais facilidade.
 

Você deve incluir na sua dieta, os seguintes grupos de alimentos:

  • Frutas
  • Verduras
  • Alimentos de origem animal
  • Leguminosas
  • Cereais e grãos

Sua alimentação deve ser suficiente, variada e equilibrada para que você obtenha todas as vitaminas e minerais que você e seu bebê precisam nesta etapa. 
 
É muito importante que você coma peixe ao menos duas vezes por semana; o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau contêm Ômega 3, também conhecido como DHA. Este é um nutriente que ajuda o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central e a vista do seu bebê.
 

Existem alimentos não recomendáveis durante a amamentação?

Se você acreditar que é importante eliminar da dieta os alimentos que podem causar alergias nos bebês, no entanto não existe evidência médica ou científica que o comprove.
 
Por outro lado, existem alimentos que podem causar mal-estar estomacal, como:

  • Irritantes como a pimenta e o pimentão
  • Alimentos ou bebidas com cafeína como o café, chá preto, sucos, chocolate
  • Alimentos que provocam gases como leguminosas, lácteos, brócolis, repolho

E ainda que não aconteça com todos os bebês e não seja necessário eliminar completamente da sua dieta, se for recomendável ficar atento aos seus alimentos para identificar imediatamente se algum deles causam mal-estar e assim, evitá-lo. 
 

A água e a amamentação

Beber água durante a amamentação é vital. A recomendação de líquidos totais para as mulheres que estão amamentando é de três litros diários. Mas, cuidado! Você deve obter esta quantidade da soma de água simples, leite, caldos, sopas, gelatinas e alimentos ricos em água como as frutas.
 
Se o seu consumo de água não for suficiente, recomendamos:

  • Aumentar gradualmente o consumo.
  • Bebê-la como gosta mais, seja gelada, quente ou natural.
  • Ter sempre à mão um copo ou garrafa de água para que você fique se hidratando, especialmente quando for dar o peito ao seu bebê. 


Para um Aleitamento Materno bem-sucedido é necessário contar com o suporte da sua rede de apoio, mas lembre-se que nesta importante missão, você é peça fundamental para consegui-lo. Cadastre-se para saber mais sobre a amamentação, o Leite Materno, os cuidados e nutrição do seu bebê.
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.