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O que ele come é suficiente?

Saiba como alimentar o seu pequeno para que ele receba tudo o que precisa.

terça-feira, Julho 16th, 2019

Durante os primeiros anos, as crianças devem ter uma nutrição completa e equilibrada que lhe proporcione a energia, as vitaminas e minerais necessários.

É importante lembrar que uma dieta variada e equilibrada que inclua lácteos, frutas e verduras oferecerá os nutrientes necessários para um nascimento saudável (aplicável também para a dieta da mãe e do pai), mas então, por que o pediatra receita suplementos alimentares?
 

Ferro

Este mineral tem um papel muito importante porque é encarregado de que o corpo produza hemoglobina e de levar oxigênio no sangue. A deficiência de ferro pode gerar anemia e afetar o desenvolvimento e crescimento dos bebês. Se você observar que seu pequeno tem baixa de peso, a pele e os lábios pálidos, apresenta irritabilidade, tem perda de apetite e não quer comer nem beber, consulte seu pediatra.

Conselhos para evitar a anemia:

  • Aleitamento materno: o ferro está presente no leite materno se a mãe tiver uma dieta completa e equilibrada.
  • Ao iniciar a alimentação complementar se inclui na dieta do seu bebê: Carne vermelha (assegure-se de oferecer a quantidade adequada), ovo (até completar um ano de idade), verduras (espinafre, brócolis, ervilhas, etc.), leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijões, etc.), cereais (massa, arroz e pão integral) e frutas secas.

Você sabia que para uma correta absorção de ferro no corpo é necessário combiná-lo com cítricos? Combine alimentos como espinafre com limão ou salada de lentilhas com gomos de laranja.
 

Flúor para dentes saudáveis

Este mineral favorece o crescimento dos ossos e fortalece o que serão os dentes definitivos do seu bebê, prevenindo cáries. No passado, era dado como um suplemento desde recém-nascidos.

Consulte antes seu médico, mas lembre-se que é importante começar a escovar os dentes do seu bebê ao redor de um ano de idade com escova suave, ergonômica e divertida.
 

Vitamina D

A Vitamina D ajuda para que o cálcio seja fixado nos ossos corretamente e assim ter ossos fortes e saudáveis. A deficiência de cálcio afeta o crescimento do seu filho.

Em quais alimentos você pode encontrá-la? Infelizmente, não existe alimento que supra 100% das necessidades. O corpo por si só produz uma quantidade considerável graças aos raios de sol, por isso, é importante que leve seu bebê para passear, mas sempre com protetor solar e chapéu.
 
Alimentos ricos em vitamina D
Se o seu bebê não tem alergias e se já completou um ano de idade, inclua os seguintes alimentos em sua dieta:

  • Ovo
  • Peixe gordo (sardinhas, salmão, atum)
  • Fígado de boi

 

Vitamina K

É produzida por uma bactéria no intestino e contribui no processo de coagulação do sangue, mas os recém-nascidos não a produzem, por isso é que nos hospitais a administram no primeiro e no terceiro dia de vida. Os bebês amamentados também podem receber um suplemento até a introdução dos alimentos sólidos.

Você pode encontrá-la em quase todas as verduras verdes como o espinafre, repolho, peixe e fígado. 
 

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