Feed icon
Programa Nutricional

Cuidados a ter antes de engravidar – o melhor para o seu bebê

Sabia que? Se está pensando em começar uma família, fazer pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida, agora, pode ter um grande impacto no futuro do seu bebê que está para nascer.

2mins para ler Ago 22, 2020

Pode saber a importância de comer e de ganhar o peso certo durante a gravidez, mas sabia que há coisas que pode fazer pelo seu bebê mesmo antes de engravidar? Cuidar do seu futuro bebê começa com cuidar bem de si.

Veja os cuidados para ter antes de engravidar:

O primeiro passo é verificar se está com um peso saudável. Além de ter impacto na sua capacidade de ficar grávida, o seu peso pode determinar se tem uma gravidez saudável. Ter peso em excesso, ou de menos, antes de engravidar pode ter um efeito no crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu futuro bebê.

Cerca de 40% dos casos de gravidez não são planeados. Como pode estar grávida dias ou mesmo semanas antes de perceber, é boa ideia começar com os cuidados antes de engravidar o mais cedo possível. Suplementos de ácido fólico vão apoiar o desenvolvimento da coluna e cérebro do seu bebê, o que é crucial nos primeiros dias depois da concepção (quando pode ainda nem saber que está grávida). 

Guia da mulher informada para preparar uma gravidez saudável:

•  Procure atingir um peso saudável.

•  Faça uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes.

•  Tome conta tomar uma vitamina de ácido fólico, ou suplementos multiviaminas/minerais. Novos resultados sugerem que podem ter um efeito positivo na sua fertilidade. Ajudam também ao desenvolvimento inicial do seu bebê, a partir do momento da concepção.

•  Pare de fumar e de beber álcool. No que toca a consumir álcool, não há um limite seguro, é melhor cortar completamente.

•  Limite quantidades elevadas de cafeína.

 

“Fazer escolhas na sua alimentação e estilo de vida antes de engravidar pode promover a sua saúde em preparação para a gravidez e também influenciar a saúde, crescimento e desenvolvimento do seu futuro bebé, para toda a vida” explica o Dr. Sanjeev Ganguly, pediatra e Diretor de Assuntos Médicos da Nestlé Nutrition.