Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Os incríveis benefícios do contato pele a pele quando o seu bebê nascer

O primeiro contato entre mãe e filho

Quinta-feira, Julho 4th, 2019

Não é um exagero, também não é uma moda. Não é uma invenção repentina da medicina holística nem uma prática exótica. Ter contato imediato com o seu bebê, pele com pele, a partir da hora que nasce - por ao menos uma hora - é muito importante para tornar sua chegada ao mundo um acontecimento harmonioso e cheio de amor.

Despois do momento mágico em que mãe e filho trabalham em equipe com um objetivo comum, o contato direto entre os dois é básico. Tão natural e simples como colocar o bebê nu sobre o peito também nu da mãe com uma manta sobre suas costas para manter o calor. Tão simples e gostoso para os dois aproveitarem agora que, finalmente, depois de meses de espera, podem se tocar.
 
Os primeiros benefícios são instantâneos: tanto a temperatura corporal, como a respiração e a frequência cardíaca de um recém-nascido se estabilizam.
 


Quais benefícios traz o contato pele a pele depois do parto?

  • Favorece uma transição amável da placenta ao mundo
  • Melhora a função cardíaca e pulmonar
  • Favorece um início de amamentação bem-sucedido
  • Regula a temperatura de forma mais estável
  • Ajuda na redução de choro e estresse do lactante
  • Fortalece o vínculo entre bebê e mãe
     


Quais são os benefícios a longo prazo?
 
O chamado Kangaroo Care ou cuidado canguru, bem como hora mágica ou hora sagrada, pode fazer maravilhas. Um estudo de longo prazo de bebês que estavam na UTI Neonatal (unidade de terapia intensiva neonatal) de um centro médico israelita, descobriu que os benefícios do contato pele a pele persistiam inclusive anos depois. Ao avaliar um grupo de crianças 10 anos depois, os pesquisadores acharam que tinham um melhor comportamento de apego materno, ansiedade materna reduzida, melhor padrão de sono, maior desenvolvimento cognitivo infantil e reciprocidade mãe-filho.
 
Por outro lado, a doutora Susan Crowe, do Hospital Infantil Lucile Packard, em Stanford, assegura que existem cinco tipos de idiomas do amor, mas para os bebês recém-nascidos, somente um é registrado: o contato físico.
 

 

Não se esqueça de pedir este espaço depois do seu parto na maternidade. É seu direito.

Dados os benefícios desta charmosa prática, os defensores do cuidado pele a pele recomendam que se continue durante a estadia no hospital e nas primeiras semanas do bebê. Será algo que além de funcionar muito bem para fazer seu bebê se sentir melhor, alimentará tanto seu coração como o dele e os unirá mais que você pensava ser possível.
Isso é algo que você deve deixar muito claro no seu formulário de requisições antes do parto, algo que você deve comunicar ao seu médico e que seu esposo deve se assegurar que seja cumprido (você terá poucas forças para discutir se seus pedidos não forem atendidos).


 

E se o meu bebê nascer por cesárea?

Ter seu bebê por cesárea não faz muita diferença. Uma vez que seu bebê nasça, peça para que o coloquem em seu peito. Se você precisar se recuperar, fique com ele o tempo que puder. Assim que estiver melhor, peça para que o levem novamente para você.
 
Se por alguma razão médica a mãe não puder fazê-lo, é possível que o pai o coloque no peito e se torne o canguru para lhe dar calor!
 
Os bebês que recebem oxigênio assim que nascem também podem ser cuidados pele a pele; de fato, isso ajuda a reduzir sua necessidade de oxigênio adicional e os mantém mais estáveis emocionalmente.
 
Feliz parto!
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.