Você sabia que 85 a 90% do cérebro se desenvolve até os 5 anos de idade2,3? Exatamente, após a fase pré-escolar1 ele possui praticamente o tamanho do cérebro de um adulto. Nessa fase, no entanto, o cérebro da criança se desenvolve em um ritmo acelerado - gera mais de 3.000 conexões neurais por segundo e é 3x mais ativo que o cérebro de um adulto4. Além disto, você também sabia que cerca de 65% do cérebro é composto por gorduras, sendo o DHA 40% desse total?5
A fase pré-escolar1 é especial para o desenvolvimento dos pequenos, uma verdadeira “janela de oportunidade”. Afinal é durante essa fase que eles aprendem e descobrem o mundo a sua volta, e atividades intelectuais como a linguagem e a memorização são cada vez mais desenvolvidas e exigidas1. Por isso os estímulos corretos e uma nutrição adequada são essenciais para suportar o seu melhor desenvolvimento6,7.
Este é o motivo da organização mundial da saúde (OMS) recomendar o consumo de DHA na fase pré-escolar1,8 Segundo estudos científicos, ele é um nutriente essencial para apoiar o desenvolvimento do cérebro e da visão dos pequenos, isso porque além de fazer parte da estrutura do nosso cérebro e olhos, o DHA também facilita a comunicação entre os neurônios8-11. O DHA representa sozinho aproximadamente 10% de todo o ácido graxo presente no sistema nervoso central humano (SNC)12. Desta maneira, ele auxilia o desenvolvimento da cognição dos pequenos.
Assim, é fundamental oferecer alimentos que contenham este nutriente durante a fase pré-escolar1,8,9 como peixes de água salgada (salmão, atum, arenque e a sardinha) ou alimentos enriquecidos com altos níveis de DHA.
Referências:
- 1. American Academy of Pediatrics, 2019. Disponível em https://www.healthychildren.org/english/ages-stages/preschool/Pages/default.aspx [atualizado em ago/2019].
- 2. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo I. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 69-74.
- 3. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo II. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 75-92.
- 4. Desarrolo de la Primera Infancia: Um Potente Ecualizador Informe Final para la Comisión sobre los Determinantes Sociales de la Sallud de la OMS 2017.
- 5. Sanhueza J, Nieto S, Valenzuela A. Docosahexaenoic acid (DHA), brain development, memory and learning: the importance of perinatal supplementation. Rev Chil Nutr. 2004 Ago;31(2):84-92.
- 6. UNICEF. Unicef’s Programme Guidance For Early Childhood Development, 2017. Disponível em: https://www.unicef.org/earlychildhood/files/FINAL_ECD_Programme_Guidance._September._2017.pdf [acessado em 31/03/2020].
- 7. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. Departamento Científico de Nutrologia, 4ª. ed. São Paulo, 2018.
- 8. Food and Agriculture Organization of the United Nations (2010). Fats and fatty acids in human nutrition: Report of an expert consultation. FAO Food and Nutrition Paper 91. Rome
- 9. Almeida CAN et al. I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologiasobre recomendações de DHA durante gestação, lactação e infância. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia; 2014. Disponível em: http://abran.org.br/wp/wp-content/uploads/2014/10/2014-Consenso-DHA.pdf
- 10. Salem N Jr, et al. Mechanisms of action of docosahexaenoic acid in the nervous system. Lipids, 2001. 36:945-59.
- 11. Martinez M. Tissue levels of polyunsaturated fatty acids during early human development. J Pediatr, 1992. 120:S129-38.
- 12. Spector AA. Plasma free fatty acid and lipoproteins as sources of polyunsaturated fatty acid for the brain. J Mol Neurosci. 2001 Apr-Jun;16(2-3):159-65; discussion 215-21.