Durante a etapa da alimentação complementar, é muito comum que você tenha muitas dúvidas sobre quais alimentos seu bebê pode comer, em qual forma e qual idade.
Nos últimos anos, as recomendações gerais sobre a alimentação complementar mudaram muito; desde a introdução da carne aos seis meses, até o consumo de ovo permitido a partir dos 8-9 meses.
Isso se deve a que em 2012, a Associação Americana de Pediatria declarou que não existe uma evidência científica o suficientemente forte para demonstrar que o atraso na introdução de certos alimentos reduz as probabilidades de se tornar alérgico a eles. Ainda assim, devem ser realizados mais estudos para comprovar esta afirmação.
No entanto, existem certos alimentos que, mais além do seu potencial alergênico, costumam ser perigosos para a saúde em geral dos bebês, por isso devem ser consumidos somente depois dos 12 meses de idade. Estes são:
- Mel de abelha, por sua alta probabilidade de conter a bactéria que causa o botulismo.
- Leite de vaca, já que contém proteínas complexas que o sistema digestivo dos bebês menores de um ano não pode digerir, além de que não contém todos os nutrientes necessários para o correto crescimento e desenvolvimento dos pequenos.
- Cítricos, pois podem causar irritação estomacal ou intestinal devido à acidez destes alimentos.
- Morangos, mariscos e amendoins, porque os sintomas de sua alergia costumam ser fortes e muito severos, que podem atentar contra a vida dos bebês. Em qualquer idade na qual sejam oferecidos estes alimentos deve-se prestar muita atenção a qualquer sintoma.
- Frutas secas, pela forma e dureza, podem causar um engasgo ou asfixia.
- Sal, para evitar que os rins se sobrecarreguem, causando danos futuros.
- Açúcar adicionado, para não acostumar o paladar das crianças em idade precoce e formar bons hábitos alimentares.
Agora que você sabe quais alimentos não deve dar em seu primeiro ano, será mais fácil saber como alimentá-lo sem colocar sua saúde em risco.
Conte-nos: quantos meses seu bebê tem e quais alimentos novos já experimentou?