CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar? | Nestlé Baby & Me

Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar?

Ainda que ambas compartilhem alguns sintomas, são diferentes. Saiba o por quê.

Sexta-feira, Julho 12th, 2019

Ambas se apresentam depois do consumo de certo tipo de alimento, mas as reações que ocorrem dentro do corpo do seu bebê são diferentes. Saiba mais.

Atualmente, cada vez mais crianças apresentam intolerâncias e/ou alergias alimentares, o qual pode ser o início de uma série de desordens digestivas na idade adulta. Isso dependerá também de outros fatores, como histórico hereditário e o meio ambiente. Mas, você sabe qual é a diferença entre uma intolerância e uma alergia alimentar?
 
A intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico e apresenta sintomas relacionados com a digestão inadequada de certos alimentos. Normalmente é causada pela falta de alguma enzima ou pelo consumo de algum tóxico/substância. Os sintomas comuns das intolerâncias são: náuseas, inflamação, dor abdominal e diarreia. Uma das intolerâncias alimentares mais conhecidas é a intolerância à lactose, em que a falta da enzima lactase dificulta a digestão da lactose (carboidrato do leite).
 
Por outro lado, a alergia alimentar é uma hipersensibilidade à certos alimentos, que envolve completamente o sistema imunológico. 90% das alergias alimentares em crianças são à proteína do leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, peixe e trigo.
 
Nas alergias, os sintomas costumam chamar muito a atenção, desde uma urticária (manchinhas na pele), mal-estar estomacal, até problemas respiratórios. Quando um bebê é alérgico a algum alimento e o consome, o sistema imunológico se encarrega de formar os anticorpos necessários para atacar o alérgeno (que, na maioria dos casos, são as proteínas contidas neles). O tratamento das alergias consiste em restringir completamente o alimento da dieta do seu bebê.  

Se você suspeita que o seu bebê tem alguma destas doenças, é importante consultar seu profissional de saúde para que ele possa dar um diagnóstico correto, além do tratamento adequado para a condição do seu bebê.

banner-my-expert

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.