CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Importância interação

Qual a importância da interação com outras crianças?

A interação entre os pequenos é essencial e pode fazer toda a diferença na vida do seu filho

segunda-feira, Maio 17th, 2021

Muitos pais, quando os filhos chegam a uma certa idade entre de 2 a 3 anos, começam a se questionar se devem ou não introduzir a criança no ambiente escolar. Várias dúvidas surgem: o pequeno irá se adaptar? É melhor educá-lo em casa? Como lidar com a rotina sem a cria? Apesar de ser uma decisão difícil e ter seus prós e contras, um fator deve pesar na hora de escolher: os benefícios e a importância de seu filho interagir com outras crianças. A interação entre os pequenos é essencial e pode fazer toda a diferença na vida do seu filho, e não só na escola: um convívio entre primos, amiguinhos ou colegas de natação, por exemplo, impacta diretamente na vida social da criança. Confira mais sobre esse assunto.

 

Interagir com outras crianças mostra a importância de partilhar
 

Um dos principais benefícios da interação social com outras crianças é ensinar ao seu filho a importância de dividir: brinquedos, doces, lanchinhos ou até mesmo a vez na hora da brincadeira. Tudo isso pode ser partilhado e esse ato é incentivado quando se há mais crianças em volta. Isso exige, é claro, o apoio e estímulo da família, para que a atitude de compartilhar seja constante e reconhecida.

 

O convívio melhora a comunicação
 

Já imaginou uma porção de crianças juntas sem falar nada? Difícil, né? Pois é. A interação e o convívio entre elas estimula o senso de comunicação e o desenvolvimento da fala, pois elas precisam se comunicar entre si e dizerem o que querem ou não querem, se gostam ou não gostam ou do que desejam brincar. A linguagem é muito importante para o desenvolvimento cognitivo infantil, principalmente na primeira infância.

 

A interação infantil desenvolve o respeito à diversidade
 

Interagir fora da caixinha de casa com outras crianças leva o seu pequeno a conviver com diversas outras raças, culturas e crenças, o que mostra à ele a diversidade do mundo e da sociedade. Isso pode ensiná-lo a respeitar as diferenças, tanto as dos outros quanto as de si mesmo: o que ele tem de diferente dos outros? Identificar suas individualidades e seus pontos fortes também é importante.

 

A interação entre crianças estimula a criação dos próprios valores e crenças
 

A partir do momento em que a criança passa a se conhecer melhor, também passa a entender melhor e criar seus próprios valores e crenças: o que interessa a ele? O que não interessa? O que ele não gosta e no que ele acredita? Estas são algumas perguntas que a criança começa a se fazer quando interage com outras crianças. É claro que esse processo é reinventado durante toda a vida, mas o pontapé inicial surge da interação social.

 

Cria o espírito de cooperação e solidariedade
 

Estar em grupo é, necessariamente, saber lidar com a equipe. Por isso, a interação entre crianças demanda que elas criem o espírito de cooperação e solidariedade, de ajudar o amigo ou o colega que precisa e conviver com as diferenças em prol do bem-estar do grupo.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.