CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
criança em família

Rede de apoio: qual a importância na criação do seu filho?

Ter uma rede de apoio é importante para a mãe e para a criança 

Quarta-feira, Dezembro 2nd, 2020

Veja a importância da rede de apoio para a criança

Há um antigo provérbio nigeriano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ele é um ditado muito conhecido, mas poucas pessoas entendem - e realmente se aprofundam - no que ele quer dizer. A criação de filhos demanda trabalho, paciência, saúde mental em dia, dedicação, respeito, cuidado e tantas outras coisas necessárias que, não raro, permanecem centradas na figura da mãe, que em geral acaba sobrecarregada e sem condições de proporcionar a educação que gostaria para a cria. Por isso, a importância de se ter uma rede de apoio é primordial para que a educação dos pequenos seja mais rica e construtiva.

Rede de apoio ajuda a evitar a exaustão materna

Quando a educação de uma ou mais crianças é responsabilidade de apenas uma pessoa, é quase certo de que isso levará à exaustão. Uma mãe exausta não consegue aproveitar os momentos com seu filho em sua plenitude, pois seu corpo e mente não estão bem dispostos para isso e darão claros sinais de cansaço. O que ocorre também é que a falta de rede de apoio acarreta em uma anulação da mãe para consigo mesma, a partir do momento em que muitas vezes, ela não consegue ter tempo nem para ela. Sem uma estrutura adequada, essa sobrecarga pode gerar problemas emocionais sérios, como a depressão pós-parto e a ansiedade.

Quanto mais gente na rede de apoio, melhor

A interação com o meio onde vive é uma das coisas mais importantes para a educação de uma criança. Por isso, quanto mais gente para explorar, cuidar, amar e trocar experiências, melhor, não é mesmo? Uma rede de apoio sólida e com pessoas diferentes faz com que a criação se torne uma experiência rica, já que a criança entra em contato com diversas perspectivas humanas de mundo e constrói melhor seu senso crítico, a partir das diferentes opiniões. Mais adultos amparando-a significa mais acolhimento, amor, amparo e cuidado, ajudando a criança a lidar melhor com suas emoções e expressar o que sente.

O contato com outras crianças também é essencial no desenvolvimento infantil

Quem pensa que a rede de apoio constitui-se apenas de adultos, se engana! Outras crianças são essenciais nesse processo para que a criança se desenvolva socialmente de forma plena e consiga estabelecer melhor regras de convivência, limites, e afins. Os pequenos aprendem desde cedo a partilhar, se comunicar, demonstrar afeto com o outro e entender o que gosta e o que não gosta. Crianças que convivem com outras crianças têm mais facilidade de desenvolver a fala, os primeiros passos e até mesmo o desenvolvimento cognitivo e bom comportamento escolar.

”banner

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.