Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Neném tomando banho feliz, por Nestlé Baby & Me

Rotina infantil e a sua Importância para o desenvolvimento do bebê

Com certeza é o ambiente em que a criança vive, o que a torna mais desenvolvida e feliz. Particularmente um ambiente onde exista a aceitação, a compreensão e a rotina para o bebê

terça-feira, Julho 12th, 2016

A rotina infantil é um fator organizador do psiquismo da criança e tem papel fundamental no seu desenvolvimento. Manter uma rotina saudável, com horários estabelecidos para os cuidados com o seu bebê, fará com ele internalize um clima afetivo de ternura, paz, segurança satisfação e alegria.

Sabemos que nem sempre é possível manter uma rotina e que ter flexibilidade também é importante e necessário. Mas é preciso que um mínimo de esforço seja feito para que se cumprir uma rotina saudável para você e o seu bebê. O cumprimento da rotina exige um esforço maior durante o início e, aos poucos, todos vão se adaptando e tudo vai sendo mais fácil e instintivo. Mas, a dica de ouro para esse início é: não se comprometa com horários ou atividades que você sabe que não poderá cumprir.

Rotina infantil: veja como iniciar o processo com o seu filho

Em um primeiro momento, você tem de se adaptar aos horários e necessidades do bebê (livre demanda e trocas frequentes de fralda, por exemplo), mas depois que o bebê estiver adaptado ao ambiente, você vai dia após dia estabelecendo os horários. Isso ajuda até mesmo para que você possa organizar a sua própria vida. Mas cuidado ao preocupar-se mais em educar, estabelecer horários e regras, do que em compreender o que o seu bebê possa estar sentindo. O que está em jogo é o bem-estar da criança e dos pais. A rotina não pode fazer com que eles se sintam tristes e desamparados.

A hora da mamada é sagrada e deve ter um ritual. Fique sozinha com o bebê e procure se acalmar antes de amamentá-lo. Crie uma rotina para que você esteja calma: deixe preocupações de lado, tome um copo d água, relaxe um pouco. Tire o seu bebê do berço e converse com ele: “Mamãe chegou! Você deve estar com fominha! Vamos mamar o leitinho gostoso da mamãe!”. Assim, você o estará acalmando e criando um vínculo com seu bebê. Tudo isso ajuda a ter um momento de muita troca e amor com o seu bebê.

A hora do banho costuma assustar o bebê. Experimente enrolá-lo em uma fralda ou toalha antes de colocá-lo na água. Assim que ele estiver molhado e calmo retire a coberta. Isso o fará sentir-se mais seguro. A hora de dormir também deve ter os seus rituais: saber que no fim do banho ele brincará livremente antes de ser retirado da água, saber que você conversará com ele ao vesti-lo, que depois disso irá mamar e que depois de uma cantiga irá dormir.

Importante! Nada de deixá-lo chorar para que se acalme sozinho. Isso pode causar uma forte sensação de abandono.

Esses rituais e a rotina acalmam a ansiedade da criança e ela vai adquirindo a noção de tempo, a noção do depois e da antecipação dos fatos. Isso gera segurança e confiança.

A rotina infantil é adaptada de acordo com o desenvolvimento do bebê

Conforme o seu filho vai crescendo, você vai modificando a rotina do bebê. Deixando de fazer alguns rituais, alterando alguns horários, para que ele possa se desenvolver de acordo com as necessidades da nova etapa de desenvolvimento em que ele se encontra. Há quem diga que filho é igual videogame: cada etapa que você vence, vem uma mais difícil. Rsrsrs…

Com a criança um pouco maior, você pode combinar com ela a rotina: a hora do banho, da TV, da lição de casa, de dormir, de comer. Tendo os horários discutidos com ela, você poderá dizer-lhe que “Combinados devem ser cumpridos”. Isso também é importante para o desenvolvimento da criança e ajuda a criar senso de responsabilidade.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.