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22 semanas de gravidez

22 semanas de gravidez

Se você pudesse olhar sua barriga por dentro, veria agora que seu filho chupa o dedo com facilidade, pois já aperfeiçoou o reflexo de sucção. Essa é a maneira natural de amamentar o bebê desde o nascimento.

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto. 
A cor dos olhos da criança é definida nesse período da gravidez: a íris começa a adquirir pigmentação, embora os olhos permaneçam fechados. Mas você só saberá a cor dos olhos de seu filho algumas semanas depois do nascimento. Muitas crianças parecem ter olhos azuis ao nascer, mas a cor verdadeira só se revelará semanas mais tarde. A pele do feto parece bastante enrugada, embora esteja mais espessa e seja menos transparente do que antes. Está coberta de uma camada protetora de gordura, o vérnix caseoso, segregado pelas glândulas sebáceas. Não se preocupe, pois isso irá desaparecer após o nascimento! 

 

Mudanças no corpo. 
Você nota mudanças em seu corpo, sobretudo na barriga, que está cada vez maior. À medida que o peso do feto aumentar, suas costas terão de suportar maior esforço. É importante permanecer sentada, ou em pé, da forma mais ereta possível. Não incline a bacia para a frente enquanto anda ou ao se levantar. Ao andar ou sentada você pode praticar a posição ereta equilibrando um livro sobre a cabeça.  Caso precise ficar sentada durante muito tempo, coloque uma pequena almofada atrás das costas para ajudá-la a permanecer nessa posição. Cuide da postura: suas costas lhe agradecerão mais tarde. 

 

O que comer e o que não comer. 
Não exclua os amidos das refeições. Ao contrário da crença popular, eles não engordam. Esses carboidratos de combustão lenta prolongam a sensação de saciedade e podem ajudar você a ignorar seus maiores desejos por doces. Além disso, fornecem energia essencial a você e ao feto em crescimento. Caso tenha sido aconselhada a controlar o peso, preste atenção às porções que consome, assim como a forma de cozinhar. Certifique-se de que as refeições não tenham excesso de gorduras nem de molhos à base de manteiga. Os alimentos que contêm amido são: batatas, pães, massas, arroz, quinoa e sêmola, assim como as leguminosas (feijões, lentilhas etc.) A maioria deles está disponível na versão integral, que é preferível. 


Conselhos às grávidas. 
São muitas as mulheres que têm dúvidas sobre o próprio peso durante a gravidez: “engordei mais do que devia?”, “será que ganhei peso suficiente”? O aumento de peso varia de mulher para mulher. Embora apenas o médico possa aconselhar sobre o que é mais saudável para você, as recomendações gerais sugerem que as mulheres de peso normal, antes da gravidez, engordem de 5,5 a 7,7 kg ao longo da gestação. O ganho de peso será considerado normal se cumprir os seguintes requisitos: aumento de 400 a 700 gramas durante o primeiro trimestre; de 2,2 a 2,7 kg no final do sexto mês; e de 2,7 a 4,5 kg no último trimestre, ritmo aproximado de 500 gramas por semana. Mas, como sempre, lembre-se de que cada caso é diferente! 

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