0 a 6 meses
Artigo
Add this post to favorites

Dicas de autocuidado pós-parto: para mães que precisam de um tempo para si

0
0 avaliações

Novas mães não deveriam se sentir culpadas por precisarem de um tempo para si.

5mins para ler Jul 4, 2022

Saiba como estabelecer um hábito de autocuidado pós-parto com as nossas 16 ideias.

Pode ser fácil de esquecer de cuidar de si mesma quando você está cuidando de um novo bebê. Porém, você não deveria se sentir culpada por precisar de um tempo sozinha. Tente estabelecer um hábito de autocuidado pós-parto o quanto antes, porque uma mãe feliz também significa um bebê feliz. Aqui estão algumas maneiras de reservar um tempo para você, desde massagem até ioga pós-parto.

 

1. Reserve um tempo para um bom banho. Começando com o autocuidado pós-parto básico, comprometa-se a tomar um banho diário. Mesmo cinco minutos sob a água quente – talvez enquanto seu bebê está cochilando – irá te fazer sentir renovada e pronta para encarar um novo dia.

2. Procure sentar-se ao realizar as refeições. Ao invés de apenas pegar alguns pedaços e comer em movimento, tente sentar-se à mesa para uma refeição nutritiva e saudável - pelo menos uma vez por dia. Você pode escolher fazer isso nos momentos em que colocar o bebê para dormir, pois assim você terá um tempo para apreciar e saborear sua comida sem nenhuma distração – é uma ótima maneira de nutrir o seu corpo e de se sentir renovada após um dia caótico. Se você estiver amamentando, você precisará de 400 a 500 calorias extras por dia, então veja a nossa lista sobre o que é uma dieta saudável de amamentação para mais dicas. Não se esqueça de beber bastante água também.

3. Mantenha-se em movimento. Seu profissional de saúde será capaz de te instruir sobre qual exercício é seguro para se fazer após o parto. Considere começar com uma caminhada tranquila. Mesmo que seja somente até o supermercado, estar em contato com o ar puro pode ajudar a saúde mental. Você também pode querer fazer atividades específicas para a recuperação pós-parto, como exercícios para o assoalho pélvico ou sessões de fisioterapia, se necessário. Veja a nossa lista sobre confiança com o corpo pós-parto para ajudá-la a se adaptar ao seu corpo e se sentir bem consigo mesma.

4. Durma quando você puder. Você já escutou isso milhões de vezes, mas dormir pode fazer uma grande diferença no seu estado mental. Valorize seu corpo dormindo quando tiver oportunidade, mesmo que isso signifique abrir mão de sua lista de tarefas. Se seus familiares ou amigos forem visitar o bebê, por que não usar esse tempo para tirar um cochilo rápido?

5. Aceite ajuda. Falar “sim” para a ajuda oferecida pode lhe dar uma chance de ter um tempo para si muito necessário. Deixe que amigos ou familiares cozinhem ou limpem para você de vez em quando. Se o seu orçamento permitir, você pode até considerar contratar uma doula pós-parto para ajudar nos primeiros dias. Não esqueça que as mães precisam de maternidade também, então não existe nenhum problema em deixar que os outros cuidem de você.

6. Estabeleça limites com as visitas. Se, no entanto, o pensamento dos visitantes for um pouco esmagador, não tenha medo de definir algumas regras básicas sobre quando é permitido aparecer e quando é hora de sair. Leia o nosso artigo sobre como lidar com visitantes após dar à luz para mais dicas.

7. Programe um tempo regular só para você. Não importa o que você faça, mas reservar algum tempo regular para si a cada semana a ajudará a relaxar e redescobrir seu senso de individualidade.

8. Tome um banho de banheira. Você pode querer tomar um banho longo e quente na banheira. Pense em bolhas e velas. Você vai se sentir como uma nova mulher depois de algum tempo.

9. Escute podcasts. Podcasts são boas atividades para fazer sozinha e que podem ajudá-la a se sentir mais conectada. Por que não tentar podcasts para pais, de modo a ouvir experiências de outras mães e pais? Ou você pode optar por algo completamente diferente como um pouco de escapismo.

10. Reequilibre-se com ioga pós-parto. Encontre sua calma interior e amenize as dores com ioga pós-parto. Caso você não consiga comparecer às aulas, existe muitos aplicativos e vídeos online que te permitem praticar de casa. E se você quiser envolver seu pequeno, ioga para bebê é uma atividade adorável que vocês podem fazer juntos.

11. Tente meditar. Meditação é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promover pensamentos positivos e aumentar o autoconhecimento, entre outros. Por que não tentar uma sessão de meditação guiada utilizando algum aplicativo, podcast ou vídeo?

12. Cuide-se. Faça algo especial só para você com um autocuidado pós-parto mais indulgente – seja um tratamento luxuoso com manicure ou pedicure, um novo corte de cabelo ou uma mudança de vestimentas com um “personal shopper” (muitas lojas têm pessoas disponíveis gratuitamente para desempenharem essa função). Isso fará com que você sinta que recuperou um pouco do seu “antigo eu”.

13. Relaxe com uma massagem pós-parto. Seu corpo realizou alguns feitos incríveis nos últimos meses, então por que não buscar o melhor autocuidado e reservar uma massagem pós-parto? Você definitivamente merece isso.

14. Tenha um tempo sozinha com seu parceiro. Não se trata apenas de autocuidado para novas mães, mas para os novos pais também. Tente ter um tempo em casal para se reconectar com seu parceiro – mesmo que seja apenas se abraçando no sofá enquanto o bebê está dormindo. Uma vez que você se sentir confortável com a ideia de contratar uma babá, você pode tentar organizar um encontro à noite.

15. Seja gentil consigo mesma. A parentalidade é desafiadora e pode apresentar momentos complicados. Assim, sempre que você se sentir para baixo, tente repetir um mantra positivo – algo como “Meu melhor é bom o suficiente”, “Eu não estou sozinha nessa”, ou “autocuidado é necessário” para te ajudar a superar.

16. Encontre atividades que você e seu filho podem aproveitar juntos. É possível precisar de um tempo sozinha, mas também se sentir sozinha – às vezes, o melhor autocuidado para novas mães é conhecer outros pais. Veja nosso artigo sobre atividades para mães solitárias, para você sair com o seu bebê.

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação