Artigo
Add this post to favorites

25 semanas de gravidez

Você já atingiu 25 semanas de gravidez, e faltam apenas duas para terminar o segundo trimestre: seu corpo se prepara para a reta final. O sentido do tato do seu filho começa a se desenvolver. Saiba mais sobre a melhor forma de ajudá-lo nesse desenvolvimento.

4mins para ler Fev 5, 2019

Quando você chega às 25 semanas de gestação, lá pelo sexto mês de gravidez, seu bebê já está do tamanho de uma abóbora e já possui pêlos e cabelos da cor que terão quando nascer. Seu corpo também passa por mudanças para se preparar para a etapa final da gestação. Confira abaixo!

25 semanas de gravidez são quantos meses? 

25 semanas equivalem a 6 meses de gravidez. 

Desenvolvimento do feto com 25 semanas

Com 25 semanas de gravidez talvez você se pergunte se o feto está sambando dentro de sua barriga. Com as inúmeras piruetas que faz e, em certas ocasiões, devido ao constante movimento de um lado para outro de seu pequeno refúgio, é inevitável que ele toque ou bata na parede uterina. Mas não se preocupe se o feto for tranquilo e você não sentir nada disso: cada criança é única! Em geral, com 25 semanas, o feto toca e empurra seu útero com as mãos e os pés, com a cabeça ou até com as costas. Fica às vezes irrequieto. Nesses momentos faça carinhos na barriga para que ele saiba que você está presente. Seu bebê sentirá isso e talvez até queira tocar sua mão com a dele quando desenvolver o sentido do tato. Essas trocas sensoriais poderão ajudá-la a estreitar ainda mais o vínculo com o pequeno ser que cresce dentro de você. 

Mudanças no corpo na 25ª semana de gravidez 

Você sabe que carrega dentro de si um pequeno sonhador? Os cientistas descobriram que os fetos com mais de 25 semanas podem sonhar no útero. Eles constataram que, em algumas fases do sono, o feto mexe claramente os olhos sob as pálpebras, como todos nós. 

Você tem dormido bem? Algumas futuras mamães se preocupam com os pesadelos que têm durante essa fase da gravidez. Infelizmente isso é bastante natural uma vez que as preocupações, ou os problemas, nos acompanham no sono. Lembre-se apenas do seguinte: é fantasia a crença de que um sonho seja uma premonição. Encare as preocupações como um sinal positivo: seu bebê ainda nem sequer nasceu, mas você já se preocupa com tudo! 

O que comer e o que não comer na 25ª semana de gravidez

A alimentação saudável é importante em todos os momentos da gestação. Durante a gestação, a mulher, além de estar nutrindo seu próprio organismo, também está alimentando uma nova vida em formação. Nessa fase, o consumo de água, alimentos in natura diversos são importantes para suprir a necessidade de nutrientes fundamentais, como ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D, entre outros. Consulte seu médico ou nutricionista para receber orientações individualizadas sobre a sua alimentação.

Conselhos às grávidas de 25 semanas 

Tornozelos inchados? Alguns conselhos rápidos para aliviar o problema. Existem duas soluções, e cada uma delas é exatamente contrária a outra: você pode se sentar e colocar os pés para o alto ou caminhar. A elevação dos pés ajuda a aliviar a pressão sobre as pernas e os tornozelos, ao passo que a caminhada permite que as panturrilhas ativem a circulação sanguínea e transportem o líquido para outras partes do corpo. Se, contudo, você também observar inchaço no rosto ou nas mãos, consulte o médico imediatamente. Com 25 semanas de gravidez, esses sintomas podem ser indicadores de pré-eclampsia, um tipo de pressão arterial alta comum na gravidez. 

Em caso de refluxo ou azia, tente ingerir alimentos em pequenas quantidades, em intervalos menores de 2 a 3 horas e evite principalmente frituras e quitutes apimentados. Estas iniciativas já vão ajudar a aliviar esse desconforto.  

Se a prisão de ventre e os gases estiverem te incomodando, procure comer mais fibras (grãos, frutas, vegetais), manter seu corpo hidratado (água é tudo!) e praticar exercícios físicos regularmente (de acordo com a recomendação do seu médico). Estas atitudes certamente irão melhorar os movimentos do intestino.  

Se você sentir seu coração acelerar, lembre-se: descanso! E claro, evitar bebidas com cafeína (chá preto e/ou verde - café, etc). A água é sua maior aliada. Caso a sensação de coração acelerado for muito frequente, durar muito tempo ou for acompanhada de outro sintoma (falta de ar, dor no peito) é importante buscar ajuda médica imediatamente. 


Buscando por mais dicas para auxiliar no dia a dia com o bebê? No Nestlé Baby and Me você encontra muitos artigos interessantes!

Lembre-se! As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra ou nutricionista de seu filho para obter orientações individualizadas. 
 

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!