Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

Como aliviar dor nas costas durante a gravidez

0
0 avaliações

Mulheres que já têm histórico de dor nas costas ou que não possuem hábitos saudáveis, o incômodo na gravidez pode ser ainda mais intenso.

5mins para ler Nov 21, 2022

Uma das principais reclamações por parte das gestantes sobre o período de gravidez são as dores nas costas. Esse tipo de incômodo é muito comum em razão das alterações que acontecem no corpo da mulher e por conta do desenvolvimento do bebê. 

Durante a gravidez, alguns músculos, ligamentos e articulações da gestante ficam mais fragilizados. Com o tempo, à medida que o feto cresce progressivamente, acaba acontecendo um esforço excessivo na coluna para suportar o peso concentrado na região da barriga. 

Além disso, nos casos de mulheres que já têm histórico de dor nas costas ou que não possuem hábitos saudáveis, o incômodo na gravidez pode ser mais intenso. 

No texto a seguir, você confere algumas dicas para combater as dores nas costas durante a gravidez. 

Principais causas de dor nas costas na gravidez

Entre os principais fatores que podem provocar a dor nas costas estão a alteração da curvatura da coluna, em razão do crescimento do útero, e o aumento do tamanho das mamas.

Além disso, conforme mencionado no início deste artigo, alguns músculos, ligamentos e articulações da gestante ficam mais fragilizados. Por isso, ficar de pé ou sentada por muito tempo podem provocar o incômodo, e realizar atividades domésticas ou profissionais em que são feitos movimentos repetitivos pode acabar agravando a situação.

Dores nas costas na gravidez podem ser contração

Isso mesmo! Após a 37ª semana de gestação, as contrações uterinas também podem se manifestar como dor nas costas que surgem de forma ritmada e que só aliviam após o nascimento do bebê. Saiba como identificar as contrações.

O que fazer para aliviar a dor nas costas

Para as gestantes que já têm um histórico de dores nas costas, o incômodo durante a gravidez pode ser mais intenso. Por isso, aqui vão algumas dicas para aliviar a dor:

Atividade física

Praticar atividades físicas previnem e até aliviam as dores nas costas; mas, para o período de gravidez, antes será preciso consultar o seu médico para que ele recomende a melhor modalidade de exercício.

Podem ser caminhadas, yoga, natação, pilates... De forma que todas devem praticadas de forma moderada. 

Alimentação saudável

Ter uma alimentação balanceada contribui para o controle do peso, para o melhor funcionamento do organismo e, sobretudo, para a saúde do bebê. Além disso, muitos alimentos também têm a capacidade de diminuir a inflamação. 

Procure por um nutricionista para que ele monte uma dieta personalizada para você. 

Compressa de água quente 

Fazer compressas com bolsas de água quente nas costas, é um dos meios mais eficientes para aliviar a dor nas costas. Isso porque a compressa quente, quando feita nas costas, causa uma vasodilatação, o que relaxa a musculatura e pode ajudar a aliviar a dor.

Para a compressa quente, aqueça água em uma temperatura que a pele possa suportar e aplique sobre a região dolorida. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Além disso, tomar um banho quente, direcionando a água do chuveiro para a região onde dói, também ajuda a aliviar bastante a dor.

Massagem nas costas

Massagens ajudam a diminuir a tensão muscular local, o que alivia as dores. Os movimentos de pressão e deslize, das diferentes técnicas de massoterapia, conseguem estimular o alinhamento postural, além de relaxar a musculatura que envolve a coluna vertebral, protegendo assim, toda região e evitando o surgimento de dores nas costas, coluna e lombar.

Pensando nisso, contar com um profissional é o caminho mais indicado para ter sucesso no alívio das dores. Procure por um massagista. 

Usar almofadas entre as pernas

Muitos especialistas recomendam colocar uma almofada ou travesseiro entre as pernas para dormir de lado. Isso mantém a coluna alinhada, e reduz as dores e inflamações na região.

Aliás, ter uma boa postura é fundamental para evitar dores na coluna e problemas como hérnia de disco e escoliose, especialmente enquanto dorme. 

Fazer alongamentos

Alongamentos são muito benéficos na gravidez. Esses exercícios aliviam as dores nas costas, aumentam a circulação sanguínea, diminuem o inchaço das pernas e também são úteis para levar mais oxigênio para o bebê, ajudando-o a crescer mais saudável.

Além disso, alongar-se diariamente é uma prática que também previne lesões e dores musculares, além de ajudar a mulher a se preparar para o trabalho de parto.

Fazer fisioterapia

Especialmente nos casos em que há dores nas costas mais intensas, é necessário procurar por um especialista. Se for necessário, o seu médico recomendará a realização de sessões de fisioterapia.

Nesse tratamento, são realizados exercícios de alongamento que ajudam a manter o alinhamento da coluna, fortalecem os músculos e os tornam mais flexíveis para realizar as atividades do dia a dia. Vale destacar que as atividades são personalizadas para cada caso e podem incluir recursos como eletrotermofototerapia para alívio da dor e da inflamação.

Quando ir ao médico?

Se a dor for muito intensa, capaz de impossibilitar a gestante a ficar de pé, causar inchaços ou sensação de dormência nas pernas, a recomendação é de imediatamente procurar por um médico. Assim, será feita uma avaliação completa da região em que há dor, e o especialista poderá indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, é importante destacar: antes de começar a tomar alguma medicação, peça a recomendação do médico. 

Diga adeus à dor nas costas!

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como lidar com desconforto e as dores da gravidez? Continue de olho nas publicações do Nestlé Baby&Me e acompanhe as recomendações dos especialistas da área da saúde. 
 

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!