Bebê de roupa branca sendo amamentado pela mãe sentada em um sofá

O que são os lactentes?

Artigo
Out 31, 2024
5mins

Entenda o que significa o conceito de lactentes e a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dessa faixa etária.

A etapa do desenvolvimento infantil na qual o bebê está em fase de amamentação é definida pelo termo “lactentes”.

Essa etapa é marcada por diversas mudanças físicas e cognitivas nos lactentes, sendo uma fase muito importante para que o bebê receba os nutrientes essenciais para o seu crescimento saudável por meio do leite materno, que também estabelece um vínculo muito importante entre mãe e filho.

Além de ser um alimento ideal por conter proteínas, gorduras e vitaminas, o leite materno carrega anticorpos que auxiliam na proteção do lactente contra infecções e doenças.

Por isso, a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e complementar até os dois anos de idade da criança ou mais é uma recomendação importante do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No texto a seguir, vamos explorar o conceito de “lactentes”, abordando a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dos bebês, os benefícios nutricionais do leite materno e as orientações sobre a introdução de alimentos sólidos.

Boa leitura!

O que é considerado lactente?

Qualquer bebê que está sendo amamentado, independente da sua idade, é considerado um lactente, seja essa alimentação feita por leite materno ou por fórmulas infantis.

Nessa fase do desenvolvimento infantil, as recomendações de órgãos como o Ministério da Saúde são de que o aleitamento materno se mantenha até os 2 anos de idade ou mais, dada a importância desse alimento para o desenvolvimento saudável da criança.

Qual é a diferença entre lactente e lactante?

Nesse momento, é importante fazermos uma pausa para explicar a diferença entre esses dois termos tão parecidos, que você já pode ter ouvido por aí e é importante tomar cuidado para que não sejam usados de forma errada: lactente e lactante.

  • Lactente: bebê que está sendo amamentado, podendo ser considerado lactente até os 2 anos ou mais.
  • Lactante: mulher que amamenta.

Qual a idade do lactente?

A faixa etária do lactente é geralmente definida entre 0 e 12 meses, considerando os bebês que estão sendo amamentados.

Como já apontamos, o Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja mantido até os 2 anos de idade ou mais, a depender da necessidade da criança.

Diferenças entre lactentes e outras faixas etárias

Uma bomba de tirar leite cheia em destaque, com uma mãe e um bebê no colo desfocados ao fundo

As principais diferenças entre os lactentes e outras faixas etárias do desenvolvimento infantil estão ligadas às necessidades nutricionais de cada etapa.

Os lactentes, durante os 12 primeiros meses de vida, dependem de uma dieta rica em gorduras saudáveis, que são muito importantes para o seu crescimento e desenvolvimento cerebral saudável.

Nesse ponto, o leite materno se apresenta como o alimento perfeito, fornecendo gorduras, proteínas e carboidratos essenciais em quantidades adequadas para o bebê.

Com o passar do tempo, o desenvolvimento da criança exige outras necessidades. Após um ano de vida a criança passa a depender de uma quantidade maior de proteínas e carboidratos para sustentar o seu crescimento e garantir a energia da criança.

Nesse caso, sugiro reescrevermos para: Nessa fase do desenvolvimento, outros alimentos podem surgir na rotina das crianças, esse alimentos devem ser fontes de nutrientes necessários para essa fase.

A ingestão adequada de cálcio e vitamina D também se torna muito importante nessa etapa, para garantir o desenvolvimento ósseo e a prevenção de doenças.

Cuidados e alimentação nessa fase do crescimento

Tanto para os lactentes quanto para as crianças em outras fases de crescimento, a alimentação deve ser levada em consideração com muito cuidado.

Como já dissemos, para os lactentes a amamentação é fundamental para garantir os nutrientes necessários e fortalecer o sistema imunológico.

Nessa fase, é importante manter um monitoramento constante do ganho de peso e altura, que pode ser realizado com todo o cuidado junto a profissionais da saúde, para identificar qualquer desvio no crescimento.

Após os seis meses, as crianças começam a passar pela introdução gradual de alimentos complementares que vão garantir a ingestão de vitaminas e minerais essenciais, levando sempre em consideração as necessidades nutricionais de cada criança.

Importância da amamentação para o lactente

O leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do lactente, desde proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que são necessários para o crescimento e desenvolvimento apropriado das crianças.

Além disso, ele é rico em anticorpos e substâncias bioativas, que vão fortalecer o sistema imunológico do bebê e garantir a sua proteção contra infecções e doenças.

Para além da saúde física, a amamentação é importante não só para o bebê, mas também para a mãe estabelecer um vínculo emocional forte com o seu filho, através de interações essenciais para promover a ligação afetiva e fazer o bebê se sentir confortável e seguro próximo à mãe.

Conclusão

Você já tinha ouvido falar do termo “lactente”?

Nesse texto, nos aprofundamos nas características desse termo, que diz respeito aos bebês que estão na fase de amamentação, o que pode ser definido na idade de 0 a 12 meses, podendo a amamentação ser mantida até os 2 anos de idade ou mais, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

Vimos que os lactentes possuem necessidades nutricionais específicas, que são amplamente atendidas pelo leite materno, que fornece gorduras, proteínas e carboidratos essenciais em quantidades adequadas para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê.

Entendemos também, que o leite materno é rico em anticorpos e substâncias bioativas, que vão fortalecer o sistema imunológico do bebê e garantir a sua proteção contra infecções e doenças.

Mais do que isso, a amamentação é importante também para o desenvolvimento emocional e afetivo dos lactentes com suas mães, que estabelecem um vínculo emocional muito significativo durante esse momento tão fundamental.

Avaliações

0

0 avaliações

Classificação

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!