MyFeed Personalized Content
9 a 12 meses
Artigo
Add this post to favorites

Como estimular o aprendizado do meu filho?

0
0 reviews

Seu pequeno descobre coisas novas todos os dias! 

3mins para ler Jul 19, 2019

Todas as crianças aprendem coisas novas todos os dias. No entanto, poucas coisas ficam gravadas na sua memória por um longo período - isso é conhecido como aprendizagem significativa, ou seja, aquilo que tiver relevância em sua vida entra mais profundo em seu pensamento e fica ali para ser utilizado sempre que for necessário. 

Veja como estimular o aprendizado do seu filho:

Para conseguir uma aprendizagem significativa são necessários três elementos:

  • Atenção. Se a lição não o cativar é praticamente impossível que tenha vontade de aprender.
  • Memória. Uma vez que tenha chamado sua atenção é importante encontrar a forma em que possa memorizar a lição para usá-la no futuro. Lembre-se que nem todas as crianças aprendem repetindo a palavra 100 vezes, você tem que se adaptar à personalidade do seu filho.
  • Linguagem. Quando seu filho transmitir através de qualquer forma de linguagem (oral ou escrita) o que aprendeu, isso ficará gravado em sua memória por um longo período de tempo. 

Existem diferentes maneiras pelas quais as crianças podem aprender e estas dependem dos sentidos que sejam dominantes em cada criança, por isso é importante que você observe atentamente o seu filho para reconhecer suas habilidades.
A seguir você encontrará cinco formas com as quais pode ajudar seu filho a continuar aprendendo de acordo com seu sentido dominante:

  • Se seu filho gosta de imagens e leitura - você pode ajudá-lo a aprender através do desenho, fotos, mapas ou diagramas.
  • Existem crianças que gostam de escutar longas explicações e ler em voz alta - com elas você pode usar as histórias, os contos, canções e rimas para aprender coisas novas.
  • Seu filho gosta de tocar todas as coisas e estar em constante movimento? Aproveite! Motive-o a aprender através de jogos que requerem muitos movimentos, como correr de um lado para o outro, atuar em histórias ou até mesmo dançar.
  • As crianças caladas e reservadas costumam ser bons leitores e tem um vocabulário muito mais amplo. Para elas funcionam perfeitamente os jogos de palavras, palavras cruzadas, sopa de letras, entre outros.
  • Por último, estão os pequenos que gostam de regras claras e a lógica mental - estes costumam ser bons em matemática, então você pode motivá-lo com jogos como  quebra-cabeças. Organizar e categorizar objetos também é algo que gostam e aprendem muito com isso.
     

Lembre-se: todas as crianças são diferentes, têm diferentes capacidades e habilidades. Por isso é difícil que todos aprendam da mesma maneira. Leve em conta tudo o que você leu e ajude o seu filho a realizar atividades, que se encaixem perfeitamente à sua forma de ser para que aprenda coisas novas da melhor maneira possível.
Conta pra gente qual foi a última aprendizagem mais significativa que ele adquiriu.