MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

A importância do carinho no desenvolvimento infantil

Você sabia que o carinho ajuda no desenvolvimento do seu filho? 

3mins para ler Dez 2, 2020

Veja a importância do carinho no desenvolvimento infantil


Por muitos e muitos anos - inclusive na nossa infância - quanto mais rígida e enérgica fosse a educação de uma criança, melhor ela era avaliada. Ser uma mãe “durona” era algo admirável, pois isso indicava que os filhos cresceriam preparados para a vida. No entanto, muita coisa mudou no que diz respeito à criação de filhos e o que eles realmente precisam para se tornarem adultos mais saudáveis, tanto física quanto emocionalmente. Nesse contexto, um item que não pode faltar na vida de uma criança é o carinho: estudos recentes comprovam que ele é um dos principais motores do desenvolvimento infantil, principalmente na primeira infância (de 0 a 6 anos). Quer saber como demonstrar carinho ao seu pequeno pode ser importante para a vida dele? Descubra tudo sobre isso aqui!

Crianças que recebem carinho são mais autoconfiantes e comunicativas


Muitas vezes, esquecemos que os nossos gestos também são formas de comunicação - e as crianças compreendem isso. Pequeninos que recebem maiores demonstrações de afeto costumam desenvolver melhor a sua comunicação, tanto verbal quanto não verbal. Como são acostumadas a lidar com o sentimento de seus pais, elas tendem a possuir maior capacidade de demonstrar os próprios sentimentos, confortar as pessoas e criar vínculos de amizade. O carinho também desenvolve a autoconfiança e a autoestima, pois sentem que há alguém a apoiando e dando suporte emocional para que ela enfrente seus próprios problemas com maior segurança.

Demonstrações de afeto reduzem pirraças e o estresse infantil


Por essa você não esperava, não é mesmo? Quem diria que a solução para muitas pirraças está exatamente… no carinho! A maioria das crianças costuma fazer birra para chamar a atenção dos pais. Se eles já possuem essa atenção de graça e em abundância, os motivos para a pirraça acabam sumindo gradualmente. Elas também se tornam menos ansiosas e estressadas, pois o carinho as conforta. Demonstrações de afeto também têm a capacidade de liberar ocitocina, o hormônio do bem-estar e do relaxamento. Isso quer dizer exatamente o que parece: crianças que recebem carinho são mais felizes e relaxadas.

Melhora o desenvolvimento cognitivo e o rendimento escolar


É muito comum que crianças que possuem problemas em casa transfiram esse mesmo problema para a escola, criando dificuldades de aprendizagem e problemas nas relações com os colegas. Dito isso, o contrário também acontece: crianças que recebem mais carinho, cuidado e amor têm o seu desenvolvimento cognitivo pleno. Elas não só aprendem mais, como se sentem mais seguras para desafios, como provas e testes escolares, além de assimilar melhor o aprendizado.