MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

Os probióticos: essenciais desde o nascimento

Desde o início da sua vida, seu pequeno precisa de uma flora intestinal forte e saudável.

2mins para ler Jul 19, 2019

Veja a importância dos probióticos desde o nascimento

Nossas bisavós tinham muito medo dos micróbios. Os consideravam a origem de todas as doenças. Atualmente, nós sabemos que uma boa saúde precisa que tenhamos micróbios em nosso corpo. Talvez elas não acreditariam!

É verdade que existem micróbios “maus” ou “prejudiciais” - os médicos os chamam de “patógenos” -, mas também existem centenas de variedades de micróbios “bons”, ou seja, micro-organismos que favorecem quem os hospeda.

O sistema digestivo do seu pequeno é o lar de muitas variedades de micro-organismos favoráveis para sua saúde e bem-estar. Devido a que favorecem a vida, são conhecidos como “probióticos” (de “pro” = a favor, e “bios” = vida). Também são conhecidos como “microbiota” ou “microflora”. 

Dentro do útero, o bebê não tem micro-organismos em seu sistema digestivo, nem bons nem maus, e som os que obtém a partir do nascimento. Nos dois primeiros dias de nascido começa a colonização (se diz assim!). Uma boa quantidade destes micro-organismos você que dá a ele no momento do parto (se for natural) para ajudar a protegê-lo. 

Desta maneira, em pouco tempo, milhões de probióticos se instalam no trato digestivo de seu pequeno, favorecendo uma boa digestão e um sistema imunológico saudável, entre outras coisas. 

Os probióticos impedem que os micróbios “maus” cresçam e se tornem infecções. Seu efeito benéfico está comprovado, sobretudo em relação a infecções respiratórias e intestinais. 

De onde mais vem os probióticos na primeira etapa da vida? Pois de onde vem o necessário para o seu bebê (proteínas, minerais, carboidratos, vitaminas...): do leite da mamãe! 

O leite materno é o alimento perfeito, pois fornece ao pequenino a dose adequada de probióticos, especialmente de bifidobacterias e lactobacilos, que são as duas espécies predominantes, ainda que existam centenas delas.

Você e seu pequeno precisarão de probióticos por toda sua vida. Ainda que os primeiros dias sejam essenciais, o cuidado da saúde da sua flora intestinal deve ser permanente. 
 
Como podemos cuidar da saúde intestinal? A melhor maneira é escolhendo alimentos que contenham probióticos das variedades corretas. 
 
Lembre-se: uma barriguinha com probióticos é uma barriguinha saudável que pode absorver melhor tudo o que você der. 

As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra de seu filho para obter orientações individualizadas