CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compostos Lácteos

COMPOSTOS LÁCTEOS

O que são compostos lácteos pediátricos?

Os compostos lácteos são produtos lácteos que contêm, no mínimo, 51% de ingredientes lácteos. Além disso, podem ser acrescidos de outros nutrientes, como vitaminas, fibras, prebióticos, ômega 3. Eles são desenvolvidos para a fase pré-escolar, atendendo às necessidades específicas dessa fase.

Quais são os benefícios dos compostos lácteos?

De acordo com a médica pediatra nutróloga, Dra. Virgínia Weffort, os compostos lácteos apresentam muitos benefícios. Na fase pré-escolar, é muito comum que as crianças sejam muito seletivas na hora de comer, gerando uma alimentação instável e deficiente. Um dia, as crianças gostam de tudo, e no outro elas recusam tudo ou comem muito pouco, o que pode ocasionar deficiências nutricionais.

O composto lácteo, quando contém uma composição adequada, pode suprir essa necessidade. Para isso ele deve conter as vitaminas que a criança precisa e quantidade adequada de proteína, além de outros nutrientes importantes, como o DHA, por exemplo. Por isso é importante que os cuidadores estejam atentos às dificuldades alimentares presentes nessa faixa etária, optando por complementar a alimentação das crianças com compostos lácteos que auxiliem a prevenir a deficiência de nutrientes no futuro.

Os compostos lácteos fazem mal à saúde?

Os compostos lácteos NÃO fazem mal à saúde. Pelo contrário, eles fazem bem! Eles têm uma quantidade reduzida de proteína e possuem micronutrientes que são necessários nessa faixa etária para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

Os compostos lácteos são todos iguais?

Os compostos lácteos NÃO são todos iguais. O registro do composto lácteo, que é feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não detalha todos os itens que precisam constar nesse produto. Ele deixa bem aberto, apenas registrando a quantidade de proteína e de gordura que deve conter no composto lácteo. Isso possibilita a presença de aromatizantes e sacarose, ingredientes que não são saudáveis para as crianças

Portanto, o mais importante é ler o rótulo antes de escolher o composto lácteo, considerando as necessidades nutricionais das crianças dessa faixa etária. As crianças que estão na fase pré-escolar precisam de DHA, vitaminas, fibras, ômega 3, prebióticos e quantidade adequada de proteínas para que elas cresçam de forma saudável. Também, é indispensável que não seja adicionado dos açúcares sacarose e frutose e não tenha adição de aromatizantes.

As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra ou nutricionista do seu filho para obter orientações individualizadas.

Agradecemos a colaboração da Dra. Virgínia Weffort nesta edição do "Pergunte ao Médico":

Dra. Virgínia Weffort
Médica. Pediatra nutróloga
Prof.ª. associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Presidente do departamento científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.