
Atividades com alfabeto: bora brincar e aprender as letras?
Como as atividades com o alfabeto ajudam as crianças? Confira seus benefícios e dicas de brincadeiras para fazer na sua casa.
Introdução
A de amor, B de baixinho, C de coração…Musiquinhas como essas e outras atividades com o alfabeto fizeram parte do aprendizado de muitas pessoas.
Brincadeiras com letras e palavras são uma alternativa para ajudar a gravar de vez a ordem das letrinhas.
Como podemos estimular a criança a aprender o alfabeto de uma forma divertida?
Vem com a gente e descubra! 😉
Entenda a importância das atividades com alfabeto para o desenvolvimento infantil
É comum as crianças demonstrarem curiosidade pelas letras que formam seu nome, nomes dos animais, das cores e dos pais.
A partir dos 3 anos, elas começam a reconhecer as primeiras letras, até porque estamos cercados de palavras por todos os lados.
Incentivar o aprendizado por meio de atividades com o alfabeto torna essa lição mais efetiva, por prender a atenção das crianças, facilitando sua compreensão.
5 benefícios das atividades com alfabeto para educação infantil
Brincar ou aprender? A melhor escolha é fazer os dois ao mesmo tempo!
As brincadeiras, os jogos e as atividades lúdicas têm o poder de engajar e reforçar conteúdos importantes para a formação das crianças de maneira prazerosa e diferenciada.
A ideia é familiarizar cada vez mais as crianças com as letras do alfabeto através da diversão.
Dentre muitos benefícios das atividades com o alfabeto, estão:
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento do raciocínio lógico
- Aprendizagem efetiva
- Comunicação mais clara
- Conteúdo mais atrativo para as crianças
Efeitos na capacidade de aprendizagem da criança
Vincular o aprendizado da criança com jogos lúdicos é uma ótima estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita de uma forma mais divertida, estimulando o interesse da criança pelas letras.
Através desses jogos as crianças começam a perceber melhor as letras individualmente, reconhecendo suas formas e sons, trabalhando conceitos de grafia e pronúncia de uma forma mais prática e lúdica.
Dessa forma o vocabulário e repertório da criança se expandem muito, permitindo que ela ganhe autonomia nas suas comunicações, orais e escritas, se apropriando da língua desde cedo e compreendendo as dinâmicas da língua falada e escrita de uma forma divertida.
Importância para o desenvolvimento neurológico
As atividades com alfabeto estimulam o cérebro e o desenvolvimento neurológico tanto na área da linguagem quanto nas compreensões visuais da criança, pela associação feita entre os sons de cada letra e como elas se encaixam nas palavras, assim como o aspecto visual de cada letra e como cada elemento soa em conjunto.
Essa associação lúdica entre os elementos da comunicação oral e escrita, estimula a criança a desenvolver capacidades intelectuais de memória, concentração e raciocínio de uma forma geral, impactando diretamente no desenvolvimento do seu aprendizado ao longo da vida.
Relação entre os elementos visuais e o raciocínio lógico
Através da exploração visual das letras do alfabeto a criança consegue se familiarizar mais facilmente com as formas de cada letra e como elas se comportam em conjunto na formação de palavras e frases.
Associar as letras com imagens, cores, objetos e sons diferentes, permitem que a criança desenvolva o seu próprio método de raciocínio sobre qual letra encaixar em qual momento, para construir uma palavra específica ou produzir um determinado som.
Compreensão do processo de alfabetização
O reconhecimento das letras e a sequência delas no alfabeto é a primeira noção desenvolvida na criança no seu processo de alfabetização, através dessa compreensão da ordem das letras a criança começa a desenvolver os seus primeiros entendimentos sobre as estruturas das frases.
Uma vez que ela compreende a sequência lógica das letras no alfabeto, é mais fácil desenvolver essa compreensão na construção de palavras e frases, explorando através de jogos e atividades lúdicas os sons e formas das letras, permitindo que a criança se aproprie do alfabeto como mais do que uma sequência de letras, mas como ferramentas à disposição da sua escrita e fala ao longo da vida.
Confira algumas atividades com alfabeto para fazer com seu filho
Agora que você já entendeu o quão legal esse estímulo é, vamos conhecer métodos para aplicar essas brincadeiras aí na sua casa.
Mas, antes, é importante compreender o processo de aprendizado do alfabeto em uma criança.
Por exemplo, até os 2 anos de idade, ela pode começar a reconhecer algumas letras, mas só dominará todas por volta dos 4 ou 5 anos.
Vale lembrar que a família não precisa focar tanto em exercitar a alfabetização, afinal, o papel de ensinar é da escola. Essas brincadeiras são apenas para reforçar o conteúdo de forma lúdica, ok?
- Alfabeto ilustrado: Uma maneira de realizar essa atividade é montar um caderno, em que cada página traz uma letra, e lá a criança pode desenhar, recortar e colar figuras de objetos e animais que começam com a letra indicada.Por exemplo, letra A: desenhos de abelhas, abacaxi, avião, e assim por diante.
- Letra maiúscula e letra minúscula: A grafia da letra maiúscula é diferente da minúscula, por isso é importante contar com uma atividade que reforce essas variações. Que tal montar um jogo de memória com as letras correspondentes "A com a", “B com b" e assim por diante.
- Alfabeto móvel: Você pode oferecer letras em EVA ou brinquedos como os tabuleiros Montessori com letras para encaixar.Depois, oriente a criança para que ela monte algumas palavras com as letras soltas, como o próprio nome, o animal favorito etc.
- Alfabeto com massinha de modelar: Brincar com a massinha é divertido e pode ser útil para estimular o aprendizado.Desenhe cada letra em uma folha em branco. A criança deve usar a massinha para traçar as letras no papel. Você também pode motivá-la a criar animais ou objetos que comecem com aquela letra.
Atividades com as vogais do alfabeto
Aprender bem as vogais costuma ser o primeiro passo da alfabetização. A-E-I-O-U: todas as palavras têm pelo menos uma dessas letrinhas.
O mais legal é que eles já formam pequenas palavras sozinhas: OI, UI, AU, EI, OU
E tem mais brincadeiras para exercitar o aprendizado e identificar as diferenças de cada vogal. Confira aqui:.
Jogo da memória
O objetivo é criar pares entre uma vogal e uma figura cujo nome comece com essa letra. Por exemplo: A com a figura de abacaxi, E com a figura de um esquilo, I com a figura de um iglu, O com a figura de um óculos e U com a figura de uma uva.
Para jogar é simples: vire as cartas (que você mesmo pode fazer em casa) e peça para a criança desvirar duas. Assim, a criança vai memorizando os lugares de cada carta, para formar os pares. Quem formar mais pares, vence!
A Magia do Alfabeto
É um conto muito fofo e didático, vale a pena apresentar para as crianças.
Em um breve resuminho: é a história sobre um reino encantado das letras, onde as consoantes desobedeceram uma fada e sem permissão foram a uma festa. Apenas as letrinhas mais comportadas obedeceram: A, E, I, O, U.
A fada ficou chateada com as letras desobedientes e, desde então, deixou essas letras sem som próprio e só permitia que elas saíssem acompanhadas das letras obedientes, ou seja, as vogais.
Para conferir a história completa para contar para as crianças, acesse aqui!
Músicas educativas
As canções são alternativas divertidas para aprender as vogais. 🙂Suas letras oferecem exemplos de palavras com as vogais e explicam o papel delas no alfabeto.
Lembre-se: na hora de apresentar as músicas, é legal soltar a voz e cantar junto, para incentivar a criança a fazer o mesmo.
Vai ser divertido, pode acreditar!
Uma música que recomendamos é "A E I O U", interpretada pelo Grupo Triii.Além de ser uma gracinha, é bem didática. Vem ouvir: https://youtu.be/IFm3SRDPZ60
É importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo e algumas podem aprender antes ou depois disso.
Não precisa pressionar! Deixe que a criança explore as letrinhas no seu próprio tempo. 😉
Referências
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/cartilha.pdf
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO: “O mundo de ‘A’ a ‘Z’
SOM DAS LETRAS