MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Ofurô para bebês: conheça a técnica para acalmar o seu filho

0
0 reviews

Assim como para adultos, o ofurô também causa um profundo relaxamento nos bebês.

2mins para ler Jul 5, 2019

Você provavelmente já viu alguma foto de bebês fofinhos dentro de baldes cheios d’água e sentiu vontade de apertar de tanta fofura? Então, já se deparou com a técnica do ofurô, que ganha cada vez mais pais e mães adeptos da prática. Criada em 1997 nos Países Baixos por equipes de enfermagem e obstetrícia, o banho de ofurô é uma forma de higienizar o bebê e ao mesmo tempo, usufruir dos benefícios que essa técnica pode proporcionar. Confira!

O ofurô infantil é relaxante para os bebês

Assim como para adultos, o ofurô também causa um profundo relaxamento nos bebês, quando oferecido com água em temperatura morna. Isso se deve ao fato de o balde lembrar a sensação confortável do útero da mãe, quentinho e cercado. Esse banho pode ser de grande valia quando o recém-nascido estiver irritado ou após vacinas, por exemplo.

Cólicas? O ofurô ajuda!

Sempre atentando para a temperatura da água, que deve ser muito próxima a do próprio corpo - em torno de 36 °C a 37 °C -  (se precisar, use um termômetro), o ofurô pode ajudar e muito nas famosas cólicas do bebê. Além de outras técnicas também eficazes, como colocar o bebê próximo à barriga da mãe, o calor da água ajuda a diminuir as contrações dolorosas das cólicas dos recém-nascidos.

O ofurô infantil ajuda o bebê a dormir

Por ser extremamente relaxante e representar simbolicamente a volta ao útero, o banho no ofurô antes de dormir pode auxiliar e muito na hora de dormir. Procure dar o banho antes da mamada em livre demanda: assim, você garante um sono tranquilo sem preocupações, tanto para você quanto para o bebê!

Cuidados necessários para o banho com balde

Apesar de repleto de benefícios, existem alguns cuidados a serem tomados para aproveitar todos os benefícios que a técnica do ofurô tem a oferecer. Primeiramente, escolha o balde ideal: de preferência, ter um assento é um diferencial, mas ele não é estritamente necessário. Ele deve ter um tamanho suficiente para comportar seu bebê e não deve ser utilizado para outras finalidades.

Também é importante higienizar o bebê previamente antes do banho de ofurô. Por mais que seja um banho, se ele estiver muito sujo, a pele do bebê, que já é fina, permanecerá em contato com a sujeira por um bom tempo, e isso pode causar irritação ou problemas dermatológicos. Limpe-o com um lencinho umedecido ou dê um banho de banheira antes, por exemplo. Além disso, atente-se ao tempo de duração do banho, que não deve exceder 20 minutos.