MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Programa Nutricional
Add this post to favorites

Questione ao especialista perguntas e respostas sobre alergias

0
0 reviews
3mins para ler Nov 9, 2017

Pergunte ao especialista

Laura Czerkies, MS, nutricionista certificada e gerente de ciências clínicas e nutricionista do Nestlé Infant Nutrition, responde a 6 perguntas essenciais sobre alergias em crianças pequenas.

Veja as perguntas para fazer ao especialista sobre alergias

1. O que faz com que lactentes ou crianças desenvolvam alergias?

Não se sabe exatamente o que causa essas afecções, mas as crianças apresentam probabilidade maior de desenvolver alergias se houver história familiar. A ciência diz que  crianças cujo pai é alérgico têm cerca de 20% a 40% de risco de serem alérgicos também. Já, quando ambos os pais são alérgicos, o risco de os filhos desenvolverem alergias, aumenta para 40% a 60%. Entretanto, seu filho pode desenvolver alergia mesmo se não houver história familiar.

2. Eu sei que há histórico familiar de alergias. O que devo fazer?

Se você conseguiu identificar que o seu histórico familiar apresenta ao menos uma pessoa alergica, é interessante conversar com o profissional de saúde que acompanha o seu filho ou que conheça a sua família e, expor o histórico observado.

3. Quais são os sintomas de alergia à proteína do leite de vaca?

Os sinais da alergia à proteína do leite de vaca podem variar, entre os pacientes que a desenvolvem. No entanto, os sintomas mais frequentes são as inflamações ou prurido (coceira) na pele, conhecidos como dermatite, o vômito e a diarreia.

4. Se as Lactantes evitarem o consumo de leite vaca ou de alimentos que contenham leite de vaca pode ajudar a diminuir o risco de que os filhos desenvolvam alergia?

Algumas mulheres acreditam, erroneamente, que devem evitar certos alimentos enquanto amamentam para diminuir as chances de a criança apresentar alguma reação. Porém a verdade é que, não é recomendável aderir às dietas de restrição, nem evitar os alérgenos durante esse período. A diretriz atual para mulheres que amamentam é consumir uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em nutrientes dos 5 grupos alimentares. O ideal é que as lactantes discutam suas dietas com um profissional médico ou nutricionista, para que seja adequada, para cada particularidade individual.

5. Como posso tentar evitar que meu filho desenvolva alguma alergia?

Conversar com o profissional de saúde que acompanha o seu filho ou que conheça a sua família é sempre a melhor opção para qualquer dúvida relacionada a saúde do seu filho.

O médico, farpa as orientações considerando as particularidades da criança.

6. Eu tenho alergias, então meu filho apresenta alto risco. O que mais posso fazer?

Conversar com o profissional de saúde que acompanha o seu filho ou que conheça a sua família é sempre a melhor opção para qualquer dúvida relacionada a saúde do seu filho.

O médico, farpa as orientações considerando as particularidades da criança.

Referências:

  • Agostini C, Braegger C, Derci T et al. Breat-feeding: A commentary by the ESPGHAN Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr 2009;49(1):112-25

  • Fleischer DM, Spergel JM, Assa’ad AH et al. Primary prevention of allergic disease through nutritional interventions. J Allergy Clin Immunol Pract 2013;1(1):29-36.

  • Koletzko S, Palmer DJ, Spieldenner J. Evidências científicas sobre a prevenção de alergias na infância. S. Karger AG - The Nest, junho 2016, nº36. ISSN 1270-9743

rating review icon

Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação