Feed icon
Artigo

Por que os bebês precisam de mais ferro que os adultos?

Conheça as diferentes etapas nas quais o ferro tem uma maior importância para manter uma boa saúde e assegurar um crescimento adequado.

2mins para ler Jul 16, 2019

Veja por que os bebês precisam de ferro mais do que os adultos

Você sabia que todos os tecidos do corpo precisam de oxigênio para funcionar de forma adequada? A hemoglobina é uma proteína e um dos principais componentes do sangue, encarregada de transportar oxigênio a todos os órgãos do corpo para um funcionamento adequado.

Com a ajuda do ferro, o corpo pode: 

  • Evitar o cansaço
  • Transportar oxigênio
  • Reforçar o sistema imunológico
  • Produzir proteínas como a hemoglobina, ferritina, mioglobina, hemossiderina e transferrina

 
Existem diferentes etapas da vida nas quais aumentam os requerimentos de ferro, como a infância e a adolescência, devido ao rápido crescimento que ocorre durante estas idades. Por isso, é importante que as crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil e gestantes, consumam uma boa quantidade de alimentos ricos em ferro para evitar deficiências.
 
Uma das consequências mais comuns nas crianças, pela deficiência deste importante mineral, são os problemas no desenvolvimento cognitivo; pois o rendimento, a capacidade de aprendizagem, processar e entender melhor o mundo que os rodeia, pode ser afetada.
 
A anemia é outra das consequências da deficiência, ela se caracteriza por ter sintomas como cansaço, fraqueza, sensação de falta de ar, tonturas e dores de cabeça.

Como poderá perceber, durante a primeira infância (nascimento até os 8 anos de idade) se requerem importantes quantidades de ferro para poder apoiar o crescimento das crianças. Uma vez que passam por esta fase, os requerimentos mudam de acordo com o gênero de cada pessoa.
 
Estima-se que a idade média para o surgimento da menstruação é aos 14 anos, e que a partir desta idade e até a presença da menopausa, as mulheres precisam de grandes quantidades de ferro para que o corpo não se descompense durante a perda de sangue que ocorre mensalmente.
 
Os cereais infantis Mucilon contam com 13 vitaminas e minerais, e são ricos em nutrientes importantes para a imunidade* e desenvolvimento cerebral**. 

*Vitaminas A, C, D, E, B6, B9 (ácido fólico), ferro e zinco
**O ferro e o zinco participam dos processos cerebrais, responsáveis pelo adequado desenvolvimento e funcionamento desse órgão.