CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Picos de crescimento

Veja quais são os principais picos e saltos de crescimento do seu filho

Esses picos são analisados pelos pediatras para verificar se a saúde do pequeno anda bem ou se há algo que necessite de uma atenção especial.

segunda-feira, Maio 17th, 2021

Não é difícil ouvir alguém dizer sobre uma criança “nossa, eu não sei o que aconteceu, parece que espichou!” ou “essa criança parece que tomou fermento!”. Se identificou com alguma dessas frases em relação ao seu filho? Isso acontece porque as crianças não crescem de uma forma linear, mas sim em curva, com momentos-chave que acontecem em idades específicas, conhecidos como picos de crescimento. Esses picos são analisados pelos pediatras para verificar se a saúde do pequeno anda bem ou se há algo que necessite de uma atenção especial. Conheça quais os principais picos e quando eles surgem na vida do seu filho.

 

Diferença entre pico de crescimento e salto de desenvolvimento

É muito comum confundir os picos de crescimento com os saltos de desenvolvimento, mas cada um deles têm características bem específicas entre si. O pico de crescimento ocorre quando a criança de fato cresce fisicamente e tem ganho de peso, aumentando de tamanho. São medidos o peso em kg, a altura e a circunferência da cabeça. Isso ocorre a todo o tempo, mas possuem certas velocidades específicas. Os principais picos de crescimento são:

 

1) 7 a 10 dias

2) 2 a 3 semanas

3) 4 a 6 semanas

4) 3 meses

5) 4 meses

6) 6 meses

7) 9 meses

 

Obviamente, seu filho continuará tendo picos de crescimento durante toda a infância, mas estes são os primeiros e principais. Já os saltos de desenvolvimento não se referem ao crescimento físico, mas sim ao cognitivo, comportamental, social, emocional e motor. Se referem aos primeiros passos, o primeiro sorriso, a primeira palavra e as primeiras demonstrações de personalidade. Os saltos de desenvolvimento ocorrem concomitantemente aos picos de crescimento.

 

Como a criança se comporta em picos de crescimento?

 

É possível perceber alterações no comportamento do bebê quando acontecem os picos de crescimento. É natural a criança exigir mais da mãe, ficando mais irrequieto e agitado, pedindo colo e mamando com uma frequência maior do que o normal. Ele também pode ficar mais enjoadinho ou demonstrando incômodo e com o sono entrecortado, com sonecas mais curtas e acordando mais vezes durante a noite.

 

Saltos de desenvolvimento: quais são?

 

Os saltos de desenvolvimento acompanham os picos e evoluem conforme a criança vai crescendo. Os principais saltos são:

 

  • 4 semanas: o bebê abre mais os olhos, fica mais tempo acordado e já chora com lágrimas
  • 2 meses: a visão se desenvolve e o bebê já vê mais tons de cinza
  • 3 meses: já reconhece sons e descobre o próprio corpo, como as mãos e pés
  • 4 meses: ele emitirá os próprios sons com mais frequência, estimulando a linguagem
  • 5 meses: o bebê já demonstra reação às pessoas, jogando coisas no chão para ver o que os pais fazem e chorando ao ficar longe da mãe, por exemplo
  • 7 meses: começa a entender o significado de palavrinhas simples e já tenta engatinhar e se locomover
  • 10 meses: o pequeno reconhece a função de coisas como um controle remoto ou uma colher, tentando mexer na tv ou comer, por exemplo. A fase da imitação também começa aqui.
  • 11 meses: ele vai brincar e interagir mais com os objetos, e vai estimular ainda mais a imitação dos adultos
  • 1 ano e 2 meses: a criança começa a tentar criar independência, tentando calçar os próprios chinelinhos, se vestir sozinho ou pentear o próprio cabelo (mesmo que de forma desengonçada e com dificuldade).
  • 1 ano e 6 meses: a criança aprende a controlar mais o corpo, já estará apto para andar e com o controle, pode passar a desobedecer os pais e se tornar mais irritadiço

 

Agindo nos momentos de picos e saltos

 

É necessário que a mãe tenha o máximo de paciência possível com o seu bebê, pois serão dias estressantes. Como ele irá demandar mais leite, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, nunca esquecendo de comer de 3h em 3h e beber bastante líquido. Observe também as fraldas do bebê e se ele continua perdendo roupinhas - isso é sinal de que o crescimento está ok. Em caso de dúvida, sempre é bom consultar o pediatra da criança.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.