MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

6 formas para aumentar a conexão entre avós e netos

3mins para ler Dez 2, 2020

Veja dicas de como os avós podem interagir com os netos para aumentar a conexão entre eles

 

Uma das partes mais deliciosas da infância é com certeza o contato entre netos e seus avós. Ditados como “avós são pais/mães com açúcar” podem até ser verdade, mas essa ligação familiar é muito maior do que isso. Crianças que têm um bom contato com seus avós tendem a ter menos chances de desenvolver problemas emocionais e depressão na idade adulta; em contrapartida, pesquisas também indicam que estar com os netos aumenta a longevidade dos avós em até cinco anos. Para tirar proveito de tantos benefícios, veja 6 dicas para aumentar esse laço entre os vovôs e vovós e seus netos.

Avós e netos: veja 6 formas de aumentar essa ligação tão importante

 

1. Fazer refeições juntos

Pode ser um piquenique, um jantarzinho ou o almoço de todo domingo: a comida tem um potencial agregador muito grande, e torna vários momentos muito especiais. Principalmente se for aquela comidinha de vó…

2. Contar histórias de infância

Uma das coisas mais gostosas da relação entre avós e netos é a troca entre as gerações. Difícil encontrar uma criança que não se interesse pelo mundo mágico que é viajar no tempo através das histórias dos mais velhos. Além de ser um ótimo entretenimento, conhecer a vida dos mais velhos faz com que as crianças tenham mais respeito por todos eles e melhorem seu convívio social.

3. Criar uma tradição entre eles

Quem nunca ouviu aquela famosa frase “eu sempre fazia tal coisa com meu avô/avó”? Pode ser colecionar algo juntos, ir ao parque todo sábado, andar de bicicleta, olhar fotos antigas… Criar uma tradição reaviva o laço entre avó e neto e mantém uma particularidade só dele: a criança vai ter a memória afetiva de que aquele hábito é somente de seu avô ou avó.

4. Ler livros

A leitura já é um ótimo hábito, que deve ser incentivado e criado durante toda a infância. Mas com certeza ele fica muito mais gostoso quando feito com alguém que amamos, não é mesmo? Ler para os netos faz com que a história sempre fique mais interessante e divertida, tanto para quem está lendo, quanto para quem está ouvindo!

5. Estudar juntos

A escola é uma fase importante na vida de qualquer criança, e ter os avós acompanhando essa fase é um apoio e tanto. Não só fortalece a rede de apoio e o contato familiar com a vida escolar dos pequenos, como aumenta o senso de responsabilidade das crianças quanto aos afazeres estudantis.

6. Brincar juntos

Com certeza, essa é a parte preferida dos pequeninos! As brincadeiras são uma deliciosa parte da infância, e uma ótima oportunidade para curtir os netos é brincar junto com eles. O lúdico não só diverte, mas também ensina, e as lembranças das brincadeiras estarão sempre vivas. Uma dica bem legal é ensinar às crianças as brincadeiras do tempo dos avós e vice versa. Assim, todo mundo aprende!