MyFeed Personalized Content
6 a 8 meses
Artigo
Add this post to favorites

Bebê sentado em W: por que devemos ficar atentos?

0
0 reviews

Você sabe o que significa sentar em W? Talvez você nem conheça essa posição, ou, provavelmente, já a tenha feito inúmeras vezes e nem reparou.

3mins para ler Mar 25, 2021

Usamos essa expressão quando nos referimos a sentar com os joelhos para frente e as pernas para trás, apoiando o peso nas panturrilhas e na parte traseira das coxas, formando assim a letra W. É um hábito muito natural para os bebês principalmente, pois é uma posição que garante maior conforto e estabilidade quando os pequenos ainda não possuem total equilíbrio sobre o próprio corpo. Mas será que é saudável sentar desta maneira? Por que o W deve ser observado pelos pais?


Sentar em W é algo temporário

Se por um lado os bebês se sentem mais seguros e estáveis nessa posição, isso também não durará muito tempo. Isso se deve ao fato de que a musculatura e a abertura dos quadris dos pequeninos é muito maior do que a dos adultos. Com o tempo, perdemos a habilidade de nos sentarmos dessa maneira, ou, se conseguimos, ela se torna algo desconfortável e que não conseguimos manter por muito tempo. É estimado que por volta do início da adolescência já possamos perder a habilidade de sentar nessa maneira.

Posição só é problemática quando se torna rotina

Com pouca frequência, ficar em posição de W não é problema algum. Talvez a criança só recorra a ela por uma questão de conforto, ou para sentar de outra maneira logo após. Porém, se ela só se senta dessa forma ou a mantém para além da infância, o hábito pode virar algo negativo. Os riscos podem ser um atraso no desenvolvimento motor, como equilíbrio e sustentação das pernas e do tronco, além de má formação dos quadris. Outros entraves incluem problemas posturais e enfraquecimento da musculatura de coxas  e abdome.  De um prisma ortopédico, sentar em W pode prejudicar a formação de ossos como a tíbia, o fêmur e o tríceps sural.

Como corrigir o problema?

Se o seu filho está habituado a sentar em W, é possível intervir a tempo e incentivá-lo a adotar outra posição. Estimule-o a sentar com as pernas para frente enquanto fazem alguma atividade juntos, como o cantinho da leitura ou uma cabaninha. Brincadeiras que movimentam o tronco, como o “serra-serra”, também podem ser uma maneira divertida de fazer a educação postural dos pequeninos. Mostre a ele também outras formas de sentar, como de pernas cruzadas (a famosa “perninha de chinês”) ou use brinquedos como banquinhos para que ele se sente de forma a colocar os pés no chão. Estimulá-lo a se esticar através de objetos no alto, como móbiles mais altos, também pode ser uma opção.