MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

Filho mais velho: como dizer que ele terá um irmãozinho?

Deixe que seu filho participe dos preparativos para a chegada do bebê que está a caminho. Dessa forma, você o ajudará a aceitar que já não será o único na casa

2mins para ler Jul 5, 2019

Compartilhe com ele a notícia de que está grávida. A princípio, pode ser que esse assunto delicado gere em você uma certa angústia. Por isso, muito importante saber abordá-lo e usar as palavras adequadas para que seu filho não se sinta deslocado ou agredido.
 
Os filhos únicos estão acostumados a receber toda atenção e cuidados. E para alguns é difícil entender, que agora terão que dividir o tempo e amor de sua mãe. Por isso, é primordial que deixe bem claro para ele, que não importa quantos irmãos tenha, você sempre o amará e ele sempre será importante para você.

Veja 9 dicas que podem te ajudar a lidar com a vinda do irmãozinho 

  1. Comunique a ele as mudanças que haverá na família;
  2. Converse sobre as mudanças no seu corpo;
  3. Deixe que ele a acompanhe nas consultas médicas para saber como o seu irmãozinho está;
  4. Pergunte a ele como se sente com a chegada do bebê;
  5. Pergunte a ele qual sexo gostaria que fosse e por quê;
  6. Deixe que ele a ajude a escolher o nome;
  7. Inclua-o na decoração do quarto;
  8. Peça sua opinião para comprar as roupas do bebê;
  9. Explique a ele a importância de ser o irmão mais velho. 


Veja o que o seu filho mais velho pode sentir quando o bebê chegar em casa 

  • Sentimento de abandono, deslocamento, ressentimento ou ciúmes. Por isso, é importante que você explique ao seu filho, de acordo com sua idade e nível de maturidade, que os bebês são seres frágeis e que precisam de cuidados e atenção.
  • Regressões de comportamento - retrocedem na aprendizagem adquirida conforme cresce. É provável que também se sinta como um bebê, queira que o embale, deixe de ir sozinho ao banheiro, fale diferente ou queira usar as coisas ou brinquedos do bebê. Tente localizá-lo na sua idade de forma sutil, mas se for muito complicado, o melhor será recorrer a um especialista.