MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Conheça os marcos de desenvolvimento na primeira infância

Nesta fase, a nutrição adequada, especialmente em ferro, zinco e DHA, tem um efeito significativo no crescimento e desenvolvimento do cérebro.

2mins para ler Jun 5, 2020

Afase da primeira infância1 representa um importante período de mudanças marcantes no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças, ou seja, é uma verdadeira “janela de oportunidades”.2

As crianças experimentam um enorme crescimento e desenvolvimento do cérebro, que apoia o progresso e o aperfeiçoamento dos movimentos, da visão, das habilidades de linguagem e dos marcos sociais e emocionais.3

E como a alimentação influencia nestas mudanças de desenvolvimento do meu filho?


Nesta fase, a nutrição adequada, especialmente em ferro, zinco e DHA, tem um efeito significativo no crescimento e desenvolvimento do cérebro, que durante os primeiros anos de vida e, aos 3 anos, atinge cerca de 80% de seu tamanho adulto.4-13 

A organização mundial da saúde (OMS) recomenda o consumo de DHA na primeira infância1,14, pois ele é um nutriente essencial para apoiar o desenvolvimento do cérebro e da visão dos pequenos, também facilita a comunicação entre os neurônios 8-11 , promovendo todas as mudanças importantes para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e físico .

Assim, é fundamental oferecer alimentos que contenham este nutriente durante a primeira infância,1,14,15 como peixes de água salgada (salmão, atum, arenque e a sardinha) ou alimentos enriquecidos com DHA.

Referências

  • 1. American Academy of Pediatrics, 2019. Disponível em https://www.healthychildren.org/english/ages-stages/toddler/pages/defau…  [atualizado em jul/2021].

  • 2. WHO Multicentre Growth Reference Study Group. WHO Motor Development Study: windows of achievement for six gross motor development milestones. Acta Paediatr Suppl. 2006; 450:86-95. 

  • 3. Fleischer Michaelsen K. Child growth. In: Koletzko B. ed. Pediatric Nutrition In Practice. Basel: Karger; 2008:1-5.