MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Article
Add this post to favorites

Influência dos alimentos na primeira infância e na vida futura dos filhos

0
0 reviews

Você sabia que a alimentação na primeira infância tem uma influência na vida futura de seu filho?

3mins para ler Jul 16, 2019

Aprimeira infância, período que compreende a faixa etária de 1 a 3 anos, é uma etapa de rápido crescimento e desenvolvimento da criança, com ganho de 25% na altura e 50% no seu peso.1,2

Além disso, é uma fase fundamental para o contínuo desenvolvimento do cérebro e amadurecimento de suas funções (como a aprendizagem e a fala), bem como para o estabelecimento de uma microbiota intestinal saudável, na qual a alimentação exerce uma importante influência.

Contudo, é também um período em que pode ocorrer seletividade alimentar, que contribui para uma ingestão inadequada de nutrientes essenciais, como ferro, vitamina A, zinco, vitamina D, cálcio, entre outros.

Aprenda mais sobre a influência dos alimentos para a vida futura do seu filho.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada na infância ajuda a construir bases sólidas para a vida futura da criança.

É importante manter uma oferta adequada de energia, proteína, gorduras, vitaminas, minerais e fibras na alimentação de seu filho3, e compreender a importância de certos nutrientes na primeira infância.

Os cereais infantis fortificados são ótimas fontes de energia para o organismo e os cereais integrais fornecem fibras essenciais ao bom funcionamento do intestino. Além disso, são ricos em nutrientes que podem ser importantes para a imunidade e desenvolvimento cerebral, como algumas vitaminas e minerais, entre elas o ferro, zinco, vit. C, B6 e B12, por exemplo.4-6

Fórmulas infantis de primeira infância, na impossibilidade do aleitamento materno, podem ser aliadas à boa nutrição de crianças de 1 a 3 anos, garantindo a parte láctea de boa qualidade e oferecendo teor adequado de proteína; vitaminas, como vit. A e D; minerais, como cálcio e fósforo, e com acréscimo de outros nutrientes como ferro e zinco, além de poderem ser adicionadas de prebióticos e de ácidos graxos essenciais.1

Vale destacar que o teor adequado de proteína contribui para um ganho de peso saudável e previne a obesidade infantil, o que é muito importante para a saúde presente e futura da criança.

Importante: Cuidado com excessos no consumo de alimentos ricos em sal, açúcares e gorduras, e alto teor de energia, que podem aumentar as deficiências nutricionais e o excesso de peso nas crianças, além influenciar na sua programação da saúde na vida adulta, favorecendo o aparecimento de doenças.

As dicas não substituem uma consulta médica ou do nutricionista. Não deixe de consultar o pediatra ou nutricionista de seu filho para obter orientações individualizadas.

Gostaria de aprender mais sobre a alimentação de seu pequeno?

Cadastre-se e leia mais artigos no site.

Referências

  • 1. Weffort, V; FISBERG, M; Nogueira, C.A. Singularidades da Primeira Infância: Guia prático de Puericultura e cuidados Nutricionais para a criança de 1 a 3 anos. Nestlé, 2021

  • 2. Konstantyner T, Weffort VRS, Lamounier JA, Oliveira FLC. Crescimento e exame físico: Aspectos gerais. In: Manual de orientação: Avaliação nutricional da criança e do adolescente. 2ª ed. Atualizada.São Paulo. SBP.2021.

  • 3. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Alimentação. 4ª ed. 2018.

rating review icon

Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação