MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Conheça a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo do seu filho

0
0 reviews

Brincar, além da divertido, é importante para o desenvolvimento do seu bebê 

3mins para ler Maio 8, 2020

Veja a importância de brincar com seu filho para seu desenvolvimento cognitivo


Livros infantis, brinquedos e músicas fazem parte do universo lúdico das crianças. E é por meio de brincadeiras que elas aprendem e vivem o mundo. Durante a infância, tudo é novidade, divertido e se torna aprendizado. Diferentes sons, luzes, cores e movimentos são instigantes e captam rapidamente a atenção dos pequenos. Por isso, pais e responsáveis devem sempre ter em mente que a importância do brincar vai além da diversão. É através dela que o seu bebê vai desenvolver a capacidade cognitiva, motora, visual e tudo mais. Você pode estimular o seu filho com livros infantis, ter um tapete para o bebê brincar enquanto fica no chão e até mesmo criar uma playlist com músicas próprias para a idade. Para bebê brincar basta os pais entenderem quais são as suas preferências e estimular o filho. Veja abaixo qual a importância do brincar e quais habilidades ele pode desenvolver.

1. Desenvolver atenção e autocontrole Desde empilhar blocos ou encaixar objetos até montar quebra-cabeça com muitas peças, as brincadeiras são ótimas formas de reter a atenção das crianças. Vale lembrar que as brincadeiras precisam ser compatíveis com a idade da criança. Caso contrário, ela não vai se interessar. Outro ponto importante é respeitar o limite de concentração de cada um. Aos poucos, com o desenvolvimento do seu filho, ele vai naturalmente aumentando o tempo de foco.

2. Desenvolver raciocínio estratégico Durante tentativas, erros e acertos, as crianças, aos poucos, começam a entender o que precisam fazer para acertar e assim vão criando as próprias estratégias para alcançar o objetivo.

3. Compreender regras e limites Ao aprender as regras de um jogo e o que ela pode fazer ou não, a criança entende como limites funcionam na sociedade. Entende também sobre como regras podem fazer com que os seus direitos e dos outros sejam respeitados.

4. Desenvolver a consciência corporal Bater palmas, puxar um carrinho ou até mesmo aprender a dar cambalhota são brincadeiras que ensinam ao seu filho que o corpo dele é vivo e que ele pode fazer inúmeros movimentos e atividades com ele. Além disso, durante as tentativas e erros, o seu filho também aprende sobre limites do corpo, o que pode machucá-lo e que ele precisa ficar atento para não acontecer de novo.

5. Desenvolver a criatividade e imaginação Criar um castelo com lençol apoiado nas cadeiras ou usar uma escova de cabelo como microfone faz com que o seu filho estimule a criatividade. Para desenvolver essa habilidade nos seus filhos, você não precisa de muito. Eles conseguem transformar potes, galhos ou qualquer outro objeto em brinquedos.