0 a 6 meses
Artigo
Add this post to favorites

Opções de cuidado com criança: Babá, creche ou outros?

Quando abordada a questão das opções de cuidado com a criança, a variedade pode ser esmagadora, cada uma com diferentes prós e contras.

6mins para ler Jul 18, 2022

Tenha uma escolha mais fácil com o nosso guia prático. 

 

Está com dificuldades de encontrar a melhor solução para cuidar do seu filho? Você não está sozinho. Há muitos fatores para tentar equilibrar, desde custo, flexibilidade, configuração e até a idade do pequeno. Não é uma surpresa, então, que apenas 52% dos pais ao redor do mundo acreditam que é fácil encontrar uma opção que satisfaça suas necessidades e desejos. Mesmo se você estiver tentando decidir entre uma babá ou uma creche, cuidados familiares ou até mesmo uma combinação de opções de cuidados infantis, elaboramos um guia simples para ajudá-lo a escolher o ajuste certo para sua família.

1. Cuidados infantis em casa - babás, ajudantes dos pais ou ajuda familiar

Se você gosta da ideia de ter o seu bebê em casa enquanto você trabalha, e apenas com o cuidador, há mais opções do que você pensa. Pense em uma babá ou uma ajudante de pais. Babás são provavelmente as opções mais experientes e qualificadas, mas também as mais caras. Elas podem morar na casa ou morar fora, e podem até assumir algumas tarefas domésticas extras. Caso você precise de algo mais informal, mas consegue acomodar alguém para morar com você, tente um “au pair” – uma pessoa de outro país que pode cuidar da sua criança em troca de um quarto, alimentação e um pequeno salário. Se a opção de ter alguém morando com você não for a mais interessante, babás podem cuidar do seu pequeno na sua casa enquanto você está trabalhando. E as ajudantes de pais; podem também cuidar do seu filho na sua casa, porém, normalmente são pessoas com menos experiência e mais jovens, então precisariam que você estivesse em casa também. Se você tem família interessada em ajudar com os cuidados com as crianças, você pode querer considerá-los fazendo isso em sua casa também. Em qualquer um desses cenários, é provável que você tenha mais controle e flexibilidade com seus cuidados infantis, além de que seu bebê receberá cuidados individuais, com a conveniência e o conforto de ficar em casa. Mas também pode haver custos altos, e seu filho não socializará com outras crianças.

2. Cuidados na casa de outra pessoa – babás, cuidado e ajuda familiar

Para cuidados em um ambiente doméstico, em um pequeno grupo, ou individualmente, existem algumas opções. Algumas babás ficarão felizes em cuidar do seu pequeno na casa delas. Outra opção é encontrar uma creche em casa ou uma creche familiar, a qual recebe essa nomenclatura pelo fato de a cuidadora atuar em sua própria casa, normalmente com a ajuda de uma assistente, para cuidar de mais de uma criança. Vale dizer que as faixas etárias atendidas são mais diversas do que você encontraria em uma creche convencional ou em uma pré-escola. Claro, avós e membros da família também podem se dispor para cuidar do seu filho em seus próprios lares, dependendo do que for mais confortável e conveniente para todos. Todas essas opções podem oferecer bastante flexibilidade, e, às vezes, custos menores do que contratar uma babá para trabalhar em sua casa, porém são suscetíveis de envolver transporte para levar e buscar a criança, bem como cuidadores possivelmente menos qualificados do que em uma creche.

3. Alterar os cuidados infantis entre as casas da família – babás compartilhadas e trocas de cuidados

Se você só precisa de uma babá por meio período, deseja compartilhar os custos e/ou gostaria de ter um companheiro de brincadeira para seu filho, tente dividir a babá com outra família. Normalmente, todas as crianças serão cuidadas ao mesmo tempo e entre as duas casas das famílias, embora, é claro, que você possa adaptar seu plano de babá compartilhado de acordo com suas necessidades. Essa opção pode oferecer muita flexibilidade para você, e uma atenção personalizada para seu filho, além de auxiliar a construir sua rede de apoio parental através de vínculos com outra família. Mas elas também podem exigir uma melhor administração do que contratar uma babá ou uma creche - malabarismos de última hora se uma criança está doente, por exemplo. Tenha em mente, também, que sua casa se tornará uma creche para outra criança, e seu filho será cuidado em outro lugar e ao lado de outra criança, então você pode ter que fazer mais provisões ou compromissos do que faria se estivesse contratando um babá individual. Se manter os custos baixos é uma prioridade e você pode ser bastante flexível, outra opção é a de realizar trocas de cuidados infantis – ou uma cooperativa de babás – com outras famílias. Por exemplo, você providencia cuidados infantis de outros pais em troca de fornecer o mesmo. E, isso pode acontecer na sua casa ou na deles, dependendo do que você concordar. Embora altamente flexível e ótimo para construir sua rede de apoio aos pais, lembre-se de que esse cuidado infantil é bastante informal, por isso é importante que você conheça e confie nas outras famílias com as quais se junta, o que pode levar tempo e esforço. E não se esqueça também, você terá que dar cuidado para receber!

4. Creche no local de trabalho – em sua empresa ou espaço de coworking

Se você estiver voltando ao trabalho, vale a pena descobrir quais opções de cuidados infantis sua empresa pode ter para os pais. Algumas organizações oferecem creches subsidiadas ou até gratuitas no local de trabalho para os funcionários. Outros podem oferecer tarifas subsidiadas em uma creche local. Isso pode garantir os benefícios de uma creche formal e licenciada, permitindo que você se sinta física e psicologicamente mais próximo de seu filho (sem mencionar a possibilidade de reduzir seu trajeto). Pode até aproximá-lo de alguns de seus colegas pais que trabalham. Se você é “freelancer” ou autônomo, explore as opções em seus espaços de coworking locais. Alguns podem oferecer opções de creche para seus membros, desde cafés com área de recreação supervisionada até contrato licenciado ou creche paga conforme o uso.

5. Creches – creches e grupos pré-escolares

Se você gosta da ideia de mais oportunidades de socialização para seu filho, e geralmente mais instalações do que em creches em casa, ou prefere a estrutura e cuidados potencialmente mais experientes de uma creche formal, então essa pode ser sua melhor aposta. Pode haver uma enorme variedade entre elas, então você precisará fazer sua pesquisa - para obter mais ajuda com isso, veja o nosso guia com dicas de como escolher um berçário. Embora tendam a ser significativamente mais baratas do que o custo de contratar uma babá, elas podem ser comparáveis ou mais caras do que algumas das outras alternativas mencionadas acima. Elas oferecem a conveniência de um sistema centralizado, com uma equipe de suporte maior, mas, por outro lado, geralmente funcionam apenas entre horários definidos, sendo menos flexíveis do que um arranjo mais pessoal. Lembre-se, ao pensar em opções de cuidados infantis, não existe um uma resposta correta. O que importa é que funcione para você e para as necessidades de sua família!

Rate this article