MyFeed Personalized Content
6 a 8 meses
Artigo
Add this post to favorites

Os primeiros dentinhos do bebê aparecem com qual idade?

Os primeiros dentes do bebê e sua importância no desenvolvimento infantil

2mins para ler Jul 18, 2019

Você vai escutar e ler muitos conselhos e métodos caseiros para acelerar o nascimento do primeiro dente do bebê, mas a verdade é que o processo do desenvolvimento da dentição é diferente em cada bebê.

O primeiro dente pode nascer  entre os 6 e 10 meses de idade, ainda que o processo possa se prolongar até depois do primeiro ano. Na maioria das crianças, os primeiros dentes a sair são os centrais inferiores. Aos 3 anos, seu pequeno provavelmente terá sua dentição completa, composta por 20 dentinhos de leite. Estes primeiros dentes serão os usados para aprender a mastigar. Quando crescer, entre os 6 e 12 anos, começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes. 

O nascimento dos dentes do bebê dói?

Geralmente todos os bebês demonstram irritação e desconforto quando começa o nascimento dos primeiros dentes. Nós pais devemos saber que é um processo normal e sermos pacientes com nossos pequenos.
 
O gelo é uma das opções mais usadas nessa fase, mas existem outras alternativas que o seu bebê pode se adaptar melhor:

  • Massagem das gengivas: é suficiente se fizermos uma pequena massagem ao redor das gengivas com as mãos extremamente limpas.
  • Anéis de temperatura: podemos encontrá-los em qualquer loja de conveniência e somente devemos colocá-los no congelador por alguns minutos. Lembre-se de lavá-los antes de depois de usá-los.


Veja os principais cuidados com os primeiros dentes do bebê 

  • É importante destacar que a limpeza e o cuidado dos dentes são ferramentas importantes para a saúde dentária em longo prazo.
  • Pode-se iniciar antes do primeiro surgimento dentário, limpando as gengivas com um pano úmido ou então com uma escova macia somente com água.
  • No momento em que o primeiro dente aparecer, poderemos começar a utilizar um creme dental com flúor.
  • Quando todos os dentes tiverem nascido, deve fazer a escovação dental ao menos 2 vezes por dia com bastante creme dental e uma escova dental adequada. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda visitas ao dentista a partir do surgimentos dos primeiros dentinhos, para que possa acompanhar o crescimento da arcada dentária e das estruturas orofaciais da criança.