MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Programa Nutricional
Add this post to favorites

Quando meu filho dormirá a noite toda?

0
0 reviews

Quando meu filho dormirá a noite toda?

3mins para ler Nov 9, 2017

Geralmente quando a criança sai da maternidade e vai para a casa, apresenta padrões irregulares de sono, que podem gerar muitas dificuldades e cansaço. Considerando-se que seu ela não percebe quando é dia ou noite, provavelmente vai acordar com frequência para se alimentar, trocar a fralda ou receber carinho, mas isso não vai durar para sempre. Então, mantenha a calma e a tranquilidade. Você perceberá que aos 6 meses de idade, as 24 horas do dia do seu filho, estarão muito diferentes daquelas dos primeiros meses.

Uma das perguntas mais comuns dos pais de primeira viagem é: “Quando meu filho vai dormir a noite toda?”A resposta é menos objetiva do que você imagina. Os padrões de sono da criança mudam drasticamente entre as primeiras semanas e os seis meses de vida (e os seus também!).

Veja como vai ser a rotina de sono do seu filho nos primeiros meses


Primeiras semanas

Durante o primeiro mês, você vai começar a conhecer seu filho e os ciclos de sono dele.  Prepare-se: ele pode acordar frequentemente durante a noite. Os despertares noturnos são normais e necessários para os recém-nascidos, para se alimentar e trocar a fralda, por exemplo.

No primeiro mês de vida do seu filho, o médico que acompanha seu filho irá orientar sobre a rotina de despertar a criança para alimentação e outros cuidados, se baseando no seu crescimento e desenvolvimento.

Será mais fácil acordar seu filho quando ele estiver na fase “ativa” do sono. Nesse período, as pálpebras palpitam (contraem e relaxam). Como dicas para acordá-lo de um sono mais pesado e profundo, pode-se trocar a fralda ou massagear as costas, a barriga ou as pernas da criança.

Estabelecendo uma rotina

Com cerca de 3 meses de vida, a criança ainda pode acordar durante a noite, mas começa a dormir por períodos mais longos, diminuindo a frequência das interrupções do sono.

Consistência e rotina são essenciais para estabelecer padrões de sono saudáveis para seu filho. Estudos científicos demonstram que essas práticas ajudam a aumentar a quantidade de horas de sono da criança. Além disso, a não realização de algumas dessas práticas associou-se a menos horas de sono e mais despertares noturnos.  

Por que é importante dormir?

Os lactentes precisam de um tempo adequado de sono para crescer e se desenvolver de maneira saudável. Você pode ajudar seu filho a criar bons hábitos de sono. Estudos científicos demonstram que os lactentes que têm por rotina um horário regular de ir para a cama, além de horários consistentes para dormir, apresentam maior probabilidade de aprender bons hábitos de sono desde cedo. Assim, é mais provável que esses bons hábitos continuem durante a infância.

Como os padrões de sono se desenvolvem

Entre os 2 e 3 meses de vida, muitas crianças podem conseguir dormir pelo período de 5 horas durante a noite. Algumas pessoas consideram que isso seja dormir a noite inteira (e pode parecer mesmo, em comparação com os primeiros dias). Pode ser que, no início, isso não aconteça toda noite, mas é indício de que ele está desenvolvendo um sono mais estruturado. É mais provável que seu filho durma por 8 horas depois dos 6 meses de idade.

Uma forma de pensar sobre o sono noturno da criança é se perguntar se ela dorme bem, se acorda para se alimentar e se consegue voltar a dormir logo depois. Se a resposta for sim, então seu filho dorme bem. Ter consciência das necessidades de sono de seu filho e começar desde cedo uma rotina para dormir permitirá que ele aprenda bons hábitos ainda novo.

Lembre-se de que as habilidades de sono que seu filho desenvolver agora determinarão como ele vai dormir quando for mais velho. Então, o tempo que você investir para que ele aprenda boas técnicas para dormir terá impacto positivo no crescimento saudável de seu filho no futuro.