Feed icon
Artigo

Faça uma massagem em seu bebê

Aprenda a massagear o seu bebê e aproveitem, juntos, um momento incrível de descanso, carinho e conforto.

2mins
para ler Jul 19, 2019

Veja como fazer uma massagem no seu bebê

O contato físico com o seu bebê é uma das maiores demonstrações de carinho que ele pode sentir. Por isso, a massagem é uma excelente opção. Além de dar todo seu amor através do calor das suas mãos, relaxará seu bebê e permitirá que ele durma melhor.

Benefícios

A massagem pode fazer com que os bebês se acalmem, adquiram tranquilidade no sono, caiam no sono mais rápido e tenham um desenvolvimento psíquico positivo. Além disso, os abraços e o contato físico dão muita segurança ao seu bebê.
 
Isso acontece porque a massagem envolve todos os seus sentidos, causando sensação de bem-estar e prazer. Os bebês não só sentem o contato das mãos sobre sua pele, como também experimentam sensações através da audição, do olfato e da visão, permitindo que  desenvolvam, da melhor maneira, todos os seus sentidos.

Você pode começar a aplicar massagens a partir do primeiro mês de vida: a ideia é que seja uma por dia. E para isso, você não precisa ser especialista.

A seguir, damos algumas dicas de como realizá-la:

  1. Relaxe suas mãos e concentre sua mente no seu bebê.
  2. Sente-se no chão com um colchonete, na cama ou de joelhos. Durante o exercício você deve olhar, conversar ou cantar constantemente para o bebê.
  3. O lugar que você realizar a massagem deve ter uma temperatura aconchegante ( entre 20 a 22°C), pois o ideal é que seu bebê permaneça sem nenhuma roupinha.
  4. Os melhores momentos para a massagem são entre as refeições, depois do banho ou antes de dormir.
  5. Consulte seu pediatra sobre quais óleos naturais, ou especiais para bebê, você pode usar para untar as mãos.
  6. Massageie de forma circular e com movimentos suaves de cima para baixo e do centro para fora, ou seja, da cabeça aos pés, passando pelo pescoço, troco, braços, mãos, barriguinha, pernas e dedinhos. Depois, pelas costas, do obro até os calcanhares, fazendo movimentos circulares.
  7. É conveniente começar pela parte da frente do corpo do seu bebê. Se ele estiver de barriga para cima pode ter contato visual com você e ver o que você faz com as mãos.
  8. Assim que acabar você deve vesti-lo imediatamente para que não fique resfriado. Se o seu bebê estiver resfriado, com febre ou diarreia, não é recomendado praticar esta terapia.