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Mindfulness para crianças: veja como ensinar a técnica para seus filhos

Você já ouviu falar de mindfulness? Essa é uma técnica de meditação que consiste em dedicar atenção plena ao momento e ao que está acontecendo no presente, incluindo a respiração, os sons e as sensações, e ficou muito famosa nos últimos tempos como um exercício de saúde mental eficaz e prático.

Quinta-feira, Março 25th, 2021

O mais interessante é que ele não se limita apenas a adultos: a técnica de mindfulness pode ser adaptada e praticada por crianças, que podem usufruir dos mesmos benefícios que os adultos e até mesmo virar uma atividade em conjunto, aumentando ainda mais os laços entre pais e filhos. Saiba como ensinar o seu filho a meditar junto com você e criar um momento de atenção plena e bem-estar e quais os benefícios dessa técnica para as crianças.

 

Técnica de mindfulness ajuda os pequenos a gerenciar as próprias emoções

A meditação mindfulness é uma técnica milenar que pode ajudar e muito os pequenos no que tange à sua saúde e inteligência emocional. O mindfulness auxilia as crianças a compreenderem situações e emoções negativas, frustrações e de certa forma, gerenciá-las, além de criar uma consciência corporal e cognitiva. A capacidade de concentração aumenta, bem como o controle da impulsividade e a redução de chances de ter problemas psicológicos como ansiedade e estresse. A técnica também pode ter grande impacto na vida escolar dos pequenos, tanto melhorando o seu desempenho, incentivando a criatividade e a memória, quanto diminuindo a ansiedade e o nervosismo pré-provas e testes.

 

O principal objetivo deve ser relaxar de forma divertida

Para os adultos, o mindfulness pode até ser foco, atenção e seriedade, mas para as crianças esse objetivo é infundado - e até mesmo impossível, dependendo da faixa etária. Os exercícios infantis são quase sempre voltados para o universo lúdico, tendo como objetivo que a criança relaxe e estimule sua concentração de forma divertida. Por isso, a maioria dos exercícios têm um nome e um objetivo, que deve ser completado em forma de brincadeira também.

 

Testando o mindfulness para crianças na prática

Alguns exercícios são de muito fácil execução e práticos, necessitando de pouco ou nenhum material para serem praticados. Lidar com o silêncio, por exemplo, pode ser muito simples se você e seu filho imitarem juntos um sapo - um animal que mesmo com grande potencial de pular e alcançar longas distâncias, consegue ficar imóvel e silencioso, sempre respirando e observando a própria respiração. Trabalhar com o som também pode ser interessante, se você tocar um sino e pedir para que a criança levante as mãos quando acabar de ouvir o som do sino. Logo após, peça que ela capte todos os sons possíveis em silêncio durante 1 minuto e depois, conte o que ouviu. Exercícios de respiração podem ser eficazes para relaxar com a chamada respiração da abelha, onde o pequeno inspira fundo e na hora de expirar, faz o som do zumbido da abelha, representado pelo “mmmm”. Enfim, técnicas e exercícios não faltam: é só aproveitar e descobrir como relaxar melhor com o seu pequeno.

 

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