Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Papai, crie um forte vínculo com seu bebê a partir de hoje

Aprenda a importância de estar conectado com seu bebê

segunda-feira, Julho 15th, 2019

Os bebês precisam de muito contato físico e quando a mãe não está perto, o pai pode dar todo seu carinho e cuidado.

Desde o nascimento, os bebês precisam de muito contato físico e carinho, isso além de ajudá-los a se sentir protegidos e incorporados à família, os ajuda a desenvolver experiências que marcam a diferença entre a sua aprendizagem e desenvolvimento.
 
Quando um bebê chega em casa, pode parecer que muitos dos cuidados do bebê são da mãe, no entanto, existem muitíssimas coisas nas quais você pode ajudá-la e isso, além de equilibrar as tarefas em casa, o ajudará a construir uma relação com seu bebê e aprender a fazer uma rotina.
 

Por que ajudar a mamãe?

Ter um bebê é uma responsabilidade compartilhada; tanto você como sua companheira devem dividir os cuidados e tarefas diárias. No início não é simples, muitas vezes ter um bebê em casa implica em uma mudança radical, mas, aos poucos vocês irão se adaptando à nova rotina e ao novo membro da família.
 
Você e sua companheira podem ser uma boa equipe, é importante que encontre um equilíbrio, por exemplo, ela amamenta e você pode ajudar fazendo o bebê arrotar, ou trocá-lo ou embalá-lo enquanto ela se troca ou fica mais confortável.
 
Ter um parto é um desafio físico muito desgastante. Uma cesárea implica em uma ferida profunda que demora semanas para curar, enquanto durante a recuperação de um parto normal são dias de dor enquanto tudo volta ao seu lugar. Recuperar-se de qualquer tipo de parto leva um tempo e é importante que você esteja pronto para os cuidados e ajuda que sua companheira precisar. Muitas mães podem se sentir só ou sobrecarregadas por tantas mudanças em tão pouco tempo, o certo é que a comunicação, apoio e ajuda de um pai verdadeiramente pode fazer a diferença.
 

Damos algumas ideias:

Assuma o turno da noite
Uma das partes mais difíceis é acordar à noite. Quando os bebês estão nos seus primeiros dias de vida, costumam acordar a cada 3 horas para comer e para troca de fralda. Para que a mãe possa ter umas horas extras de sono, você pode ajudar a trocá-lo, para que ela possa dormir assim que terminar de amamentar. Podem alternar as vezes ou os dias; um dia o pai ou um dia a mãe.
 
Acalme o bebê
Se perceber que o seu bebê chora muito, tente acalmá-lo. Você pode pegá-lo em seus braços, embalá-lo ou cantar para ele. Outro conselho é envolvê-lo em alguma coberta ou manta, os bebês ficam mais tranquilos quando são envolvidos. Consolar e acalmar o seu bebê o ajudará a saber que não é só tarefa da mãe.
 
Ajude a trocar as fraldas
Esta é uma tarefa as quais os pais podem tentar fugir; o cheiro, a textura.... Tudo pode parecer um pesadelo! Mas, o importante ao trocar uma fralda é realmente a prática. Com o tempo vai ficando mais fácil, você terá uma técnica mais simples e certamente não terá manchas nem acidentes. Além disso, trocar seu bebê é uma das atividades que pode acalmá-lo e confortá-lo. Um bebê com a fralda seca é um bebê feliz.
 
Limpar a casa!
É importante que você ajude a mamãe com as tarefas do lar. Aqui também podem organizar turnos. Um dia um varre, ou outro tira o pó ou lava as roupas (a mamãe agradecerá muito que a ajude com as pilhas inevitáveis de roupa suja!). Equilibrar as tarefas do lar sempre ajuda a sua companheira a se sentir com menos tarefas e carga.
 
Faça parte da rotina para dormir
Alguns dias da semana você pode embalar o bebê para dormir. Você pode preparar o quarto com iluminação, algumas pelúcias, fechar as cortinas; seja criativo para criar elementos que ajudem o seu bebê a reconhecer a rotina antes de dormir.
 

Qualquer momento é ideal para cuidar do seu bebê e começar a construir um vínculo forte que perdurará para toda a vida.
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.