Passados os 9 meses, você perceberá que seu filho está mais ansioso ou inquieto na hora de comer, e é provável que seja o momento de deixar que o faça sozinho. Damos a seguir uma série de sinais para reconhecer quando chegar este momento:
- Coordena o movimento olho/mão e consegue levar objetos para sua boca sem problemas.
- Sua motricidade fina está mais desenvolvida que antes, ou seja, pega objetos pequenos usando o dedo indicador e polegar.
- Seu pequeno deseja “ajudá-lo” durante a hora das refeições, e coloca as mãos enquanto tenta levar a colher para sua boca.
Se o seu pequeno tiver dois destes indicadores, então é o momento de permitir que se alimente por si só, ainda que você permaneça perto caso ele precise de ajuda. Durante esta etapa, seu pequeno é capaz de comer pedacinhos e cortes finos, por isso ofereça um tamanho adequado, para que seja fácil de pegá-los facilmente.
Para as crianças é muito importante comer com as mãos, pois aprendem a explorar texturas e sabores. Por isso, mantenha a calma e permita que ele se suje durante essa experiência. É provável que derrame mais comida do que consiga colocar na boca, mas o importante é que você se assegure que ele comeu o suficiente para que não fique com fome.
Existem alguns alimentos especiais para esta etapa, que por sua textura, ajudarão que seu pequeno siga desenvolvendo suas habilidades motrizes. Consulte seu profissional da saúde para que indique qual o tipo de texturas e sabores você pode dar ao seu filho para estimulá-lo nessa fase.