Desenvolvimento do feto na 17ª semana de gravidez
Surgem muitas novidades na 17ª semana de gravidez. O desenvolvimento neuronal do feto prossegue, bem como o amadurecimento do sistema nervoso. A pele porém é muito fina e bastante transparente, por isso os pequenos vasos sanguíneos estão visíveis. Os corpúsculos do tato continuarão a surgir em todo o corpo até a 20ª semana de gravidez. As fibras nervosas da medula espinhal começam a ficar envolvidas em mielina, cobertura isolante feita de uma substância rica em lipídios que permite boa condução nervosa. Os intestinos continuam a se desenvolver e já estão em seu lugar definitivo no abdômen. Tudo está como deve ser.
Mudanças no corpo na 17ª semana de gravidez
No caso de algumas mulheres, a barriga de gravidez já é visível. Se você era muito magra ou teve filho antes, é mais provável que já se note. Há mulheres, porém, das quais ninguém diria que esperam um bebê. É durante a 17ª semana de gravidez que começa a ficar difícil fechar as calças e as saias à medida que a cintura desaparece. Nem todas as mulheres, obviamente, ficam felizes com essas mudanças. A melhor maneira de lidar com isso é se manter em forma (com a aprovação do médico), sobretudo porque os exercícios a ajudarão a recuperar a silhueta mais rapidamente depois do parto.
O que comer e o que não comer na 17ª semana de gravidez
As gorduras e os ácidos graxos essenciais são, como o nome indica, essenciais à dieta das grávidas. Há, contudo, aquelas que talvez não consumam o suficiente. Temos alguns conselhos práticos sobre a ingestão de gorduras: em primeiro lugar, utilize pouca gordura quando cozinhar. Use apenas azeite suficiente para untar a frigideira (como regra geral, basta uma colher). Explore formas diferentes de cozinhar, como vapor e forno, o que a ajudará a controlar melhor o consumo de gorduras. Além disso, prefira azeites extravirgens de boa qualidade para temperar as saladas. Alguns são fontes insubstituíveis de ácidos graxos essenciais, como o de canola e o de nozes. Uma colher por pessoa é a regra de ouro!
Conselhos às grávidas na 17ª semana de gravidez
Hoje em dia os adoçantes artificiais estão sob suspeita. Alguns estudos apontam efeitos adversos sobre a saúde, e isso vale mais especificamente durante o período de gravidez. É certo, porém, que não há provas de que esses produtos – desde que usados com moderação, é óbvio – sejam prejudiciais à saúde das grávidas ou do feto. Mas, desde que não existam problemas de excesso de peso nem de diabetes, o melhor é consumir açúcar com moderação quando quiser adoçar um iogurte, um copo de leite. Se você optar pelo uso de algum adoçante, será melhor consultar seu médico.