Pré-Concepção
Artigo
Add this post to favorites

Teste de gravidez de sangue: tire suas dúvidas

0
0 avaliações

A análise sanguínea é um dos métodos para confirmar a gravidez com resultados mais fidedignos.

2mins para ler Jan 9, 2023

Há dois métodos para confirmar uma gravidez. O mais comum é o teste de farmácia, que indica a presença de beta HCG, o hormônioda gravidez, na urina; mas o outro, o teste de sangue, que também tem o mesmo objetivo e apresenta um resultado ainda mais fidedigno, de acordo com os especialistas.

Isso porque o teste de gravidez de sangue consegue indicar os níveis de beta HCG no organismo. Esse tipo de exame pode ser feito com prescrição médica, e os resultados normalmente ficam disponíveis em 24 horas.

Onde fazer o teste de gravidez de sangue?

Diferentemente do teste de gravidez de farmácia, que pode ser feito em casa, a análise de sangue é realizada em um laboratório. Ela pode ser efetuada a partir do segundo dia de atraso menstrual, mas especialistas também recomendam a realização após duas semanas.

Sobre o funcionamento, o princípio do exame de sangue é o mesmo do teste de fármacia. Ele também capta uma reação química quando há o beta HCG. A diferença, no entanto, é que há maior concentração do hormônio no sangue do que na urina, e por isso o resultado desse teste é mais fidedigno.

Quando fazer o teste de gravidez?

Antes mesmo de ser confirmada, a gravidez é manifestada no organismo da mulher por meio de alguns sinais. O atraso menstrual e o enjoo são os mais comuns, mas também há outros sintomas. Especialistas orientam realizar o teste, tanto o de urina quanto o de sangue, somente após a menstruação atrasar, pois é quando aumenta o índice de beta HCG no organismo.

“Geralmente a gente tem resultados mais fidedignos quando existe um atraso menstrual. Às vezes, quando a mulher está em dúvida, mas ainda não teve o atraso menstrual, pode ser que a dose do hormônio da gravidez seja muito pequena, então os testes não funcionam. Quando é uma gravidez muito inicial, pode acontecer o erro do teste. Os testes ficam mais fiéis quando existe o atraso menstrual”, explicou a ginecologista Dra. Helena Cossich em conversa com o Nestlé Baby&Me.

Saiba mais sobre testes de gravidez

O Nestlé Baby&Me possui uma série de artigos publicados sobre como confirmar a gravidez. Esses textos ajudam a tirar dúvidas e apresentam as recomendações dos profissionais da área da saúde sobre cada um desses exames, além dos sintomas clássicos do início da gestação. Acesse já!

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!